Vacinação contra gripe começa na próxima semana
Vacina vai imunizar três tipos de vírus e será aplicada em gestantes, crianças e idosos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Vacina vai imunizar três tipos de vírus e será aplicada em gestantes, crianças e idosos
No dia 5 de maio, começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e vai até o dia 25 do mesmo mês. A dose protege contra três cepas (subtipos) de vírus que mais circularam no país no ano passado, inclusive, a influenza A (H1N1) – gripe suína. Serão vacinadas grávidas (em qualquer período da gestação), crianças (de seis meses a dois anos), idosos (a partir de 60 anos), povos indígenas e trabalhadores de saúde.
Em Campo Grande, de acordo com a gerente técnica de serviço de imunização, Cássia Tiemi Kanaoka, 110 mil pessoas devem ser vacinadas. No país, a meta é imunizar 24,1 milhões de pessoas, o que representa 80% do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde.
Segundo Cássia, na Capital, todos os postos de saúde vão estar em campanha. No dia D, 5 de maio, os principais supermercados (Extra, Carrefour, Walmart e Rede Comper) também vão ter estandes com equipes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) fazendo a vacinação.
Um trailler da secretaria também vai funcionar como posto de atendimento na avenida Afonso Pena entre a rua 13 de maio e 14 de Julho, entre os dias 5 e 12 de maio.
Para vacinar basta levar um documento pessoal. Quem tiver o cartão SUS recomenda-se levar, mas caso o paciente ainda não o tenha não é obrigatório.
Primeira dose
Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma este ano. Os demais grupos deverão tomar dose única.
Reação
As reações adversas são leves e incluem dor ou sensibilidade no local da injeção. Apenas pessoas com alergia severa à proteína do ovo devem procurar um médico antes de serem imunizadas.
Investimento
De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o órgão investiu R$ 260,3 milhões em 33,9 milhões de doses que serão usadas em todo o país.
Novidade
Cerca de 500 mil presos também devem receber a vacina. Esta será a primeira vez que o grupo será imunizado durante a campanha. Além de doses contra a influenza, os presos vão receber proteção contra a hepatite B, a difteria, o tétano tipo adulto, o sarampo, a caxumba, a rubéola e a febre amarela.
Notícias mais lidas agora
- ‘Stephanie que conhecia não permitiria isso’, relata madrinha de Sophia durante julgamento
- Torturada, estuprada: Jurados terão que ter ‘estômago’ para fotos e relatos dos últimos dias de Sophia
- VÍDEO: Perseguição em bairro de Campo Grande mobiliza diversas viaturas e helicóptero da PMMS
- Avião com destino a Campo Grande bate em outra aeronave no Aeroporto de Congonhas
Últimas Notícias
CEO de seguradora de saúde norte-americana é assassinado em Nova York
Brian Thompson, de 50 anos, foi morto a tiros em frente ao hotel de luxo Hilton, em Manhattan
Brigaram? Ivete Sangalo polemiza por não citar Ludmilla ao vencer prêmio; entenda
No Prêmio Multishow, Ivete Sangalo levou troféu por música com Ludmilla, mas não citou a colega de trabalho ao fazer agradecimentos
Marçal Filho desconversa sobre nomes do 1º escalão e avalia fundir secretarias em Dourados
Medida foi anunciada durante conversa com a imprensa na troca de diretoria do Sindicato Rural
Famílias do MST ocupam sede do Incra em Campo Grande em protestos por reforma agrária
Cerca de 400 famílias pedem cesta básica para acampados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.