Professores e acadêmicos do curso de História da FAP – Faculdade de Ponta Porã, promoveu uma visita histórica recentemente: eles foram conhecer Gonçalo Escolástico da Silva, o “Corumbá”, como é conhecido na cidade. Hoje, com mais de 80 anos de idade, Gonçalo é um dos poucos brasileiros ainda vivos que foram enfrentar o exército nazista na Itália.

Considerado um herói pelo Exército Brasileiro, tinha 21 anos quando foi convocado para a guerra. Lutou em diversos campos de batalha. Participou da tomada de Monte Castello, considerada uma das mais importantes vitórias da história do Exército Brasileiro.

Em sua casa, “Corumbá” possui vários objetos e documentos relacionados à participação no conflito que resultou na morte de mais de 30 milhões de pessoas.

Bastante simpático, acompanhado pela filha, Aparecida, ele respondeu a todos os questionamentos feitos pelos professores e acadêmicos, transformando a visita numa produtiva aula de História. Os acadêmicos do 2° e 3° anos, foram acompanhados pelos professores Nivalcir Pereira de Almeida (Coordenador do Curso de História da FAP), Sellamari (Coordenadora do Curso de Geografia da FAP) e Anderson Luis Vivan (Professor de História do Brasil e Contemporânea).