UFGD e OAB realizarão palestra sobre Direitos Humanos e Cultura da Paz
Na próxima quinta-feira (3) de maio, às 19h30, no auditório da OAB Dourados será realizada a palestra “Evolução histórica dos Direitos Humanos”, com Ailton Stropa Garcia, autor de diversos livros e juiz aposentado, e Matheus de Carvalho Hernandez, professor de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A mesa terá como mediadora a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na próxima quinta-feira (3) de maio, às 19h30, no auditório da OAB Dourados será realizada a palestra “Evolução histórica dos Direitos Humanos”, com Ailton Stropa Garcia, autor de diversos livros e juiz aposentado, e Matheus de Carvalho Hernandez, professor de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A mesa terá como mediadora a Prof. Dra. Kênia Hilda Moreira, da Faculdade de Educação da UFGD.
A palestra faz parte do projeto de extensão “Cidadania e Direitos humanos: contribuições para a cultura da paz no ambiente escolar”, coordenado pela Profa. Dra. Eugenia Portela de Siqueira Marques, da Faculdade de Educação da UFGD.
O projeto tem por objetivo principal promover debates e reflexões sobre as questões relacionadas à Cidadania e Direitos Humanos a fim de potencializar as ações pedagógicas voltadas para a cultura da paz no ambiente escolar e na sociedade.
Articulado, principalmente com a linha de pesquisa “Educação e Diversidade” do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFGD, o projeto visa à discussão sobre as dimensões da Cidadania e os fundamentos dos Direitos Humanos, debates iniciados no século XVII e XVIII, com a positivação dos primeiros documentos que visaram à proteção e a garantia da dignidade da pessoa humana, e que ainda permanecem merecedores de atenção assumindo um caráter contemporâneo, uma vez que a luta pela manutenção dos direitos adquiridos e pela garantia de novos direitos permanecem.
Para a coordenadora do projeto, professora Drª. Eugenia Portela de Siqueira Marques, a escola é o locus para se trabalhar a valorização do ser humano, resgatando a importância os direitos conquistados historicamente pela sociedade e a importância de seu exercício para o fortalecimento da cidadania, visando à promoção de mudanças atitudinais na escola, na universidade e na sociedade em prol de uma cultura pela paz e a não violência.
A palestra é direcionada aos acadêmicos das universidades de Dourados, educadores, alunos das escolas públicas, técnicos e gestores da área de educação e sociedade em geral.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.