A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) conquistou ontem (3) seu primeiro programa de Doutorado e dois novos programas de mestrado que já têm aval para selecionar as primeiras turmas. O edital publicado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) nesta quarta-feira, sendo bastante comemorado pela UEMS. “Estamos diante de um momento histórico para nossa Universidade”, disse o reitor Fábio Edir. “Ter nosso primeiro doutorado e acompanhar a ampliação dos nossos mestrados é um sinal de maturidade institucional, uma prova de que estamos caminhando a passos firmes no rumo certo. Todos os responsáveis por essa conquista, especialmente os professores dos novos programas, merecem toda nossa admiração e reconhecimento”, completou.

O primeiro doutorado da UEMS é na área de Recursos Naturais, oferecido na sede universitária, em Dourados. O programa concentra pesquisadores de alto nível distribuídos em três linhas de pesquisa: Ambientes Naturais; Produtos Naturais; e Materiais e Métodos Aplicados aos Recursos Naturais. Ao todo o programa conta com 16 docentes orientadores, todos eles doutores e com significativa produção acadêmica.

De acordo com o professor Sandro Marcio Lima, que atualmente coordena o programa em Recursos Naturais, essa conquista contempla os anseios de um grupo que há muito tempo sonha com a oferta de um curso de doutorado. “Com a aprovação, muitos alunos de nossa região não precisarão mais se deslocar para outros Estados a fim de desenvolver uma tese de doutorado. Agora isso poderá ser feito aqui mesmo na UEMS”, disse Sandro.

Mestrados

As aprovações dos novos mestrados pela Capes comprovou duas fortes vocações da UEMS, nas áreas das ciências agrárias e educacional. Um dos novos mestrados aprovados é em Agronomia, com o programa na modalidade acadêmica oferecido na unidade de Cassilândia, e o outro, é o mestrado profissional em Educação, realizado na unidade de Campo Grande.

“Mestrado Profissional” é a designação do mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Depois de concluído, porém, o programa confere os mesmos direitos e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso.

Status “Universidade”

Em 2010 o Conselho Nacional de Educação emitiu uma resolução que alarmou muitas instituições de ensino superior do país. A resolução exigia que, para manter ou alcançar o status de “Universidade” as instituições tivessem, pelo menos, um programa de doutorado e três de mestrado até 2013. A UEMS recebeu com naturalidade a determinação do Conselho, já que a verticalização já era um alvo perseguido pela instituição mesmo antes da determinação. Na época da resolução, a UEMS contava com três programas de mestrado e planejava para continuar avançando.

Com as novas aprovações da Capes, a UEMS aumentou o número de mestrados, passando a oferecer oito programas, além do primeiro programa de doutorado em Recursos Naturais. Dessa forma a UEMS assegura a manutenção de seu status enquanto Universidade e, segundo o reitor Fábio Edir, continua o trabalho para a abertura de mais programas de Pós Graduação.

Os mestrados oferecidos na Universidade atualmente são: Educação em Paranaíba; Letras e Educação em Campo Grande, Agronomia e Zootecnia em Aquidauana, Matemática (Profmat) e Recursos Naturais em Dourados, e Agronomia em Cassilândia.