Pular para o conteúdo
Geral

Testemunha de Demóstenes falta a depoimento no Conselho de Ética

O depoimento do advogado Ruy Cruvinel no Conselho de Ética do Senado, que ocorreria nesta terça-feira (22) de manhã, foi desmarcado. Ele é testemunha de defesa no processo de quebra de decoro parlamentar contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). O advogado alegou motivos pessoais para não comparecer à sessão. A alegação de Ruy Cruvinel foi […]
Arquivo -

O depoimento do advogado Ruy Cruvinel no Conselho de Ética do Senado, que ocorreria nesta terça-feira (22) de manhã, foi desmarcado. Ele é testemunha de defesa no processo de quebra de decoro parlamentar contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). O advogado alegou motivos pessoais para não comparecer à sessão. A alegação de Ruy Cruvinel foi recebida na noite de ontem (21), pela Secretaria do Conselho de Ética. Diante da ausência da testemunha, o órgão vai analisar requerimentos na sessão de hoje.

A justificativa é a de que, por razões pessoais e familiares, ele não gostaria de se expor. “O que vamos fazer daqui para frente é dar continuidade ao processo. Em verdade, termina gerando um prejuízo ao senador Demóstenes, na medida em que ele era uma testemunha de defesa”, disse o presidente do Conselho de Ética, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).

O Conselho de Ética quer decidir a situação do senador Demóstenes antes do recesso parlamentar, marcado para iniciar em 17 de julho. Valadares disse que, mesmo com a ausência da testemunha, o conselho não mudará o prazo estipulado para a oitiva das testemunhas. Segundo ele, o último dia marcado para depoimentos será 28 de maio, quando o colegiado pretende ouvir o senador Demóstenes Torres.

O relator, senador Humberto Costa (PT-PE), quer concluir seu parecer e o submeter à apreciação do conselho até o final deste mês. Aprovado pelo colegiado, o parecer segue para o plenário do Senado que vai decidir qual pena será aplicada a Demóstenes. A perda do mandato, uma das sanções previstas, deve ser votada de forma secreta, pelos senadores.

Além de Ruy Cruvinel, a defesa de Demóstenes apresentou como testemunha o empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Ele está preso acusado de envolvimento com jogos ilegais e por comandar uma rede de influência com a participação de políticos, entre eles, o próprio senador Demóstenes. O depoimento de Cachoeira no Conselho de Ética está marcado para amanhã, às 14 horas.

Hoje à tarde, a expectativa é que Carlinhos Cachoeira preste depoimento na comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que investiga a relação dele com agentes públicos e privados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grêmio está virtualmente classificado na Copa Sul-Americana; Cruzeiro é eliminado

Maior número de deputados aprovado pela Câmara pode custar R$ 64,8 milhões por ano

Palmeiras bate Cerro e se classifica na Libertadores com gols de Estêvão e Vitor Roque

Comerciante denuncia golpe envolvendo atualização de endereço no Google Maps

Notícias mais lidas agora

Patrola manipulou proposta de concorrente desclassificado em licitação da Agesul

Gigantes disputam Rota da Celulose com R$ 10 bilhões em investimentos em MS

Votação não define novo Papa e conclave será retomada nesta quinta

Condenado é preso após mais de 10 anos foragido por matar a esposa em MS

Últimas Notícias

Brasil

Câmara enfrenta STF e barra ação contra Ramagem, Bolsonaro e 32 acusados de golpe

A proposta foi aprovada com amplo apoio dos partidos do Centrão e da oposição

Trânsito

Acidente entre moto e ônibus escolar deixa motociclista em estado grave

O ônibus escolar teria feito a conversão de forma abrupta

Esportes

Remo abre vantagem sobre Paysandu na final do Campeonato Paraense

Os torcedores que compareceram ao Mangueirão testemunharam um primeiro tempo repleto de emoções

Emprego e Concurso

Prefeitura abre processo seletivo para supervisor e visitador do Programa Criança Feliz

Com formação específica em psicologia