Pular para o conteúdo
Geral

Solução das prefeituras endividadas passam pela redução dos juros

Para resolver a questão das dívidas das prefeituras, algumas das quais, como São Paulo, com endividamento que chegam ao dobro da receita anual, a presidente Dilma Rousseff, pelo que se sabe, poderá mexer na taxa dos juros cobrados das administrações municipais. Hoje, as prefeituras pagam, em média, 9% mais o IGP pelo dinheiro que pegam […]
Arquivo -

Para resolver a questão das dívidas das prefeituras, algumas das quais, como , com endividamento que chegam ao dobro da receita anual, a presidente Dilma Rousseff, pelo que se sabe, poderá mexer na taxa dos juros cobrados das administrações municipais.

Hoje, as prefeituras pagam, em média, 9% mais o IGP pelo dinheiro que pegam em financiamento junto a bancos oficiais. Uma taxa que pode chegar a 14%. Era algo justificável quando a Selic andava pelos dois dígitos, chegando próximo, quando não superando, o dobro dos 9% oficias que as prefeituras pagavam.

Mas, no momento em que o Banco Central adota uma política de redução da Selic e a própria presidente Dilma compra uma briga pessoal com as grandes instituições financeiras, forçando-as a reduzirem as taxas de crédito cobrados nos seus balcões, não faz sentido manter a mesma taxa dos prefeitos e prefeituras.

A presidente já sabe, assim como o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que a solução está na redução da taxa de juros cobrada das administrações municipais. A redução a ser proposta pelo governo pode chegar a 50% do que hoje é cobrado, com uma consequente renegociação do total da dívida acumulada.

Os críticos poderão interpretar a medida como um benefício a Fernando Haddad, recém eleito prefeito da cidade mais endividada, ou a determinados grupos. A presidente, porém, está mais preocupada em salvar estes municípios que se encontram com a corda no pescoço. Salvando-os, também impulsiona a economia.

Ela, como já demonstrou, tem plena consciência das escorchantes taxas cobradas pelas instituições financeiras. Neste final de semana mesmo, o ex-presidente do Banco Central, Ibrahim Eris, em análise feita em jornais paulistas, deixou claro que o país não pode estar na contra mão do mundo, que pratica taxas de juros quase negativos.

O Brasil proporcionava lucro líquido de 6% a 7%, sem riscos, às instituições financeiras internacionais. Eris aplaudiu as medidas tomadas pelo governo federal no sentido de reduzir as taxas de juros. Falta agora beneficiar as administrações municipais. Dilma está disposta a mexer neste vespeiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em audiência de custódia, juiz converte prisão flagrante de agressor em prisão definitiva

Seleção brasileira feminina de vôlei bate Turquia e chega à sétima vitória na Liga das Nações

Oscar vai entregar prêmios honorários a Tom Cruise e Dolly Parton

Times de Campo Grande assumem liderança dos grupos do Estadual Sub-20

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Leilão Detran-MS

De Spin a Crosser, leilão do Detran-MS tem mais de 120 veículos aptos à circulação

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Últimos dias para inscrição em seleção com 230 vagas para soldado auxiliar dos Bombeiros

Vagas são destinadas a candidatos que tenham ensino médio completo. A remuneração prevista é de R$ 3.815,88 mensais.

Esportes

Salzburg e Al-Hilal empatam sem gols e embolam Grupo H, que tem o Real como líder

Time europeu menos badalado no Mundial de Clubes, o austríaco Salzburg resistiu à pressão do milionário Al-Hilal, ex-time de Neymar e do técnico Jorge Jesus na Arábia Saudita

Polícia

Homem sofre extorsão por suposto desacordo em programa sexual e tem prejuízo de R$ 1.350

Pessoa que se identificou como membro de facção cobrou valores por um suposto encontro com garota de programa, que a vítima não teria comparecido, causando prejuízos

Emprego e Concurso

Funsat disponibiliza mais de 2 mil vagas de emprego em Campo Grande na segunda-feira

Entre as ocupações com maior demanda destacam-se: Repositor; Caixa; Auxiliar de Limpeza; Operador de Produção e outros