Os projetos culturaisdesenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Porto Murtinho foram os destaques do primeiro dia da 8ª edição do Festival Internacional. Enquanto a população aguardava ansiosamente a solenidade, a Banda Musical Municipal considerada uma das melhores de Mato Grosso do Sul animou o público.

Logo depois com a solenidade aberta, o prefeito do município Nelson Cintra se emocionou durante o seu discurso. “São oito anos à frente da prefeitura e este festival foi um marco da nossa administração. Quero agradecer o povo murtinhense por estar do meu lado todo esse tempo me apoiando, também não posso deixar de agradecer a minha família e a equipe que me acompanhou durante esse período e tem feito um excelente trabalho”, falou emocionado o prefeito.

De acordo com Nelson Cintra, este tem sido um ano difícil não só para Porto Murtinho, mas todas as cidades do Brasil, pela queda do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), mas mesmo assim não poderia deixar de realizar o festival um pouco menos recheado de apresentações, mas enfatizando a cultura da terra como o Coral das Meninas Cantoras e a grande atração o Desafio dos Touros.

O Coral das Meninas Cantoras, que cantam e encantam os murtinhenses a cada apresentação, foram responsáveis pela abertura cultural do festival. O repertório do coral é composto por mais de 100 músicas. Elas têm entre sete e 18 anos, cantam em português, espanhol, guarani, inglês, italiano e uma canção em japonês. Já gravaram quatro CD’s e dois DVD’s.

Apresentação Touro Bandido

Um verdadeiro espetáculo de dança e interpretação foi o que marcou a apresentação da equipe do Touro Bandido. O colorido e a elegância das fantasias enchiam os olhos da torcida e das pessoas que prestigiaram o evento.

A assessora política Norma Poleto, que participa pela primeira vez do festival, ficou encantada com o show da equipe do Touro Bandido. “Eu já conhecia o espetáculo, mas nunca tinha participado desta festa, esse ano fiz questão de estar aqui para ver de perto a exuberância das fantasias, dedicação e o amor desses jovens por essa cultura”,destaca Norma.

A equipe do Touro Bandido expôs o enredo campeão no ano de 2011 os “Guardiões do Pantanal”, fazendo homenagem aos 100 anos de Porto Murtinho, completados em 2012. De acordo com a coordenadora da equipe, Carmem Lucia Gomes, a população viu apenas uma mostra do que vai ser exposto no sábado, durante o Desafio dos Touros. “Nós temos um objetivo que é conquistar o título de penta campeão”, declara à coordenadora.

Fantasias

Cada figurino da apresentação traz um pouco da cultura da fronteira, que mistura elementos de Mato Grosso do Sul e Paraguai. Carmem explica que a intenção é mostrar as cores regionais, junto com o colorido do Pantanal.

Todas as fantasias são confeccionadas pela própria comunidade, que participa de oficinas de artesanato durante o ano. O duelo na arena entre o Touro Bandido e Encantado acontece neste sábado, às 22 horas, na Praça de Eventos José Barbosa de Souza Coelho.