Show do Jubileu da rainha reúne 250 mil em Londres

Elton John e Paul McCartney fizeram 250.000 espectadores vibrarem nesta segunda-feira em frente ao Palácio de Buckingham, em Londres, no terceiro dia do Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II, ofuscado pela hospitalização do príncipe Philip. Um sinal tranquilizador sobre o estado de saúde do Duque de Edimburgo foi a presença da soberana neste espetáculo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Elton John e Paul McCartney fizeram 250.000 espectadores vibrarem nesta segunda-feira em frente ao Palácio de Buckingham, em Londres, no terceiro dia do Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II, ofuscado pela hospitalização do príncipe Philip.

Um sinal tranquilizador sobre o estado de saúde do Duque de Edimburgo foi a presença da soberana neste espetáculo no qual artistas de várias gerações ofereceram um retrospecto musical por seis décadas transcorridas desde sua entronização.

Robbie Williams foi o encarregado de abrir o show com “Let me Entertain You” quando o sol se punha na capital britânica, e o público começou a dançar sobretudo com os grandes sucessos de alguns veteranos do pop e do rock.

“Crocodile Rock”, de Elton John, visivelmente recuperado de sua recente infecção respiratória, foi um dos mais aplaudidos. O cantor, que usava uma jaqueta brilhante, cumprimentou a rainha por sua “incrível conquista”.

A veterana Shirley Bassey cantou a música do filme de James Bond “Os Diamantes São Eternos”, muito apropriada para este Jubileu.

Várias dezenas de cantores de toda a Commonwealth interpretaram “Sing”, uma canção coestrista para a ocasião. O príncipe Harry, que participou da gravação, não os acompanhou no palco.

Na última apresentação da noite, o ex-Beatle Paul McCartney tocou duas músicas dos Beatles, incluindo “Obladi Oblada”, que levantou todos os membros da família real de seus assentos, com exceção da rainha.

Usando um vestido dourado, Elizabeth II subiu então ao palco junto ao príncipe Charles, que a descreveu como uma pessoa “muito especial”.

“A única coisa triste desta noite é que meu pai não pôde estar aqui conosco, porque infelizmente está doente”, completou o herdeiro diante de uma monarca emocionada quando o público começou a gritar: “Philip, Philip”.

Menos de três horas antes do início do show, o Palácio de Buckingham anunciou que o duque, que completará 91 anos no domingo, foi internado em um hospital de Londres como “medida de precaução após uma infecção na bexiga”.

O príncipe permanecerá “sob observação, durante vários dias”, diz o comunicado, completando que ele se sente “decepcionado” por perder o restante das festividades do Jubileu.

A soberana abriu no começo da tarde seus jardins para as 10.000 pessoas que ganharam o convite e para centenas de representantes de organizações beneficentes, para um piquenique preparado pelo famoso chef britânico Heston Blumenthal e pelo cozinheiro real Mark Flanagan.

Os festejos terminarão na terça-feira com uma missa de ação de graças na catedral de St. Paul, um percurso da rainha em carruagem pelo centro de Londres e uma aparição no balcão do Palácio.

Conteúdos relacionados