Sem matador, ataque corintiano tem menos gols do que Neymar

Os poucos gols marcados pelo ataque do Corinthians no ano têm sido motivo de constante dor de cabeça ao técnico Tite. Seja nas entrevistas, nos treinos ou na hora de escalar a equipe para os jogos, o comandante ainda não conseguiu encontrar um centroavante ideal para seu esquema tático. E essa “escassez” de bolas na […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os poucos gols marcados pelo ataque do Corinthians no ano têm sido motivo de constante dor de cabeça ao técnico Tite. Seja nas entrevistas, nos treinos ou na hora de escalar a equipe para os jogos, o comandante ainda não conseguiu encontrar um centroavante ideal para seu esquema tático. E essa “escassez” de bolas na rede se reflete na próxima quarta, quando o atacante rival Neymar entrará em campo com mais gols marcados que todo o ataque corintiano na temporada.

O camisa 11 do Santos vazou as metas adversárias em nada menos que 27 oportunidades no ano, em apenas 26 jogos disputados com a camisa alvinegra. O número é superior ao de todo o sistema ofensivo do Corinthians em 2012, que somado totalizou apenas 21 tentos – cinco de Willian e Emerson, três de Jorge Henrique, Élton e Liedson, um de Adriano e um de Gilsinho.

A “crise” no ataque corintiano começou no início do ano, motivada especialmente pela má fase do camisa 9 Liedson. O jogador não conseguiu repetir as atuações que o consagraram na temporada passada e, com dores no joelho, passou por jejum de gols que o levou até o banco de reservas, deixando o time titular sem nenhum centroavante típico na frente dos zagueiros adversários.

Além disso, o atacante Adriano – que vinha sendo preparado para ser titular – deixou o clube pela porta dos fundos após faltas em treinos, má forma física e até discussões com a diretoria. Outro que deixou a desejar foi o contratado Élton, que não correspondeu às expectativas da comissão técnica, fez apenas três gols e vem sendo alvo de protestos por parte de torcedores quando entra nas partidas.

O grande artilheiro da equipe em 2012 é o volante Paulinho, autor de seis gols – três no Paulista e três na Libertadores. O último deles foi decisivo, em duelo pelas quartas de final do torneio continental contra o Vasco, aos 43min do segundo tempo. Os demais “artilheiros” do elenco são o meia Danilo (5), os meias Alex e Ramirez, o zagueiro Chicão, o lateral Ramon (2), os laterais Welder e Alessandro, o volante Ralf, o lateral Fábio Santos e o meia Douglas (1).

Do outro lado, Neymar segue em alta e é a principal esperança do Santos para chegar à decisão. Seus 27 gols no ano representam 33% dos tentos santistas no ano, uma vez que o time da Vila Belmiro balançou as redes em 81 oportunidades. E o camisa 11 fez nada menos que 11 gols na Vila Belmiro, palco do duelo da próxima quarta-feira, de ida da semifinal da Copa Libertadores. Corinthians e Santos se enfrentam a partir das 22h (de Brasília).

Confira os artilheiros do Corinthians em 2012

6 gols

Paulinho (volante)

5 gols

Willian (atacante), Emerson (atacante) e Danilo (meia)

3 gols

Jorge Henrique (atacante), Élton (atacante), Jorge Henrique (atacante) e Liedson (atacante)

2 gols

Alex (meia), Ramirez (meia), Ramón (lateral) e Chicão (zagueiro)

1 gol

Adriano (atacante), Gilsinho (atacante), Welder (lateral), Alessandro (lateral), Ralf (volante), Fábio Santos (lateral), Douglas (meia)

Conteúdos relacionados