Para lembrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, A Secretaria de Saúde de Dourados realiza neste sábado uma campanha de prevenção à doença. O evento será na Praça Antônio João das 8h às 17h. Na praça serão entregues folhetos educativos enquanto na sede do DST/Aids e Hepatites Virais, na Rua dos Missionários, 420, Jardim Caramuru, serão feitas coletas de sangue para testes rápidos.

Na segunda-feira (dia 30) os profissionais de salões de beleza de Dourados serão orientados sobre práticas seguras de prevenção às hepatites virais.

As palestras e oficinas serão realizadas na sala de reuniões e eventos do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais. A programação visa cumprir metas estabelecida no PAM (Plano de Ações e Metas), bem como o calendário do Departamento de Vigilância em Saúde, com a finalidade de atender as diretrizes voltadas à Política de Saúde em torno das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais.

O objetivo é prevenir tanto o profissional quanto seus clientes, em relação a doenças. As Hepatites são doenças graves que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. E nem sempre apresentam sintomas. Sem saber, as pessoas podem ser portadoras do vírus B e C. Por isso é importante adotar medidas de promoção e prevenção da saúde em salões de beleza.

PROGRAMAÇÃO

A programação das palestras e oficinas voltadas aos salões de beleza vai das 8h às 11h e 13h30 às 17h. Haverá palestra do médico Bruno Henrique Cardoso, sobre o conhecimento das hepatites virais.

A enfermeira Patrícia Rossales Piassarollo vai falar sobre biossegurança – o que as pessoas devem fazer para não se contaminar e nem transmitir as hepatites.

O coordenador da Vigilância Sanitária de Dourados, Villi Schutz, também será um dos palestrantes. Ele fala sobre a Vigilância Sanitária e os salões de beleza.

A coordenadora do Núcleo de Imunização, Carla Cristina Ribeiro da Silva, faz palestra sobre a importância da vacina contra hepatites. No final desta palestra será disponibilizada a vacina contra a hepatite B para os participantes que não sejam vacinados. Também está programada dinâmica de grupo com a psicóloga Maria Tereza Romera Minelli.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3423-9150.