Geral

São Gabriel do Oeste oferece último concerto do ano do Projeto da Fundação Barbosa Rodrigues

Com recursos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul acontece hoje (4), às 20 horas, em São Gabriel do Oeste, o quarto e último concerto do ano do Projeto “Itinerância da Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues”, na Igreja Presbiteriana. A entrada é de graça. O projeto […]

Arquivo Publicado em 04/12/2012, às 10h10

None
1695447920.jpg

Com recursos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul acontece hoje (4), às 20 horas, em São Gabriel do Oeste, o quarto e último concerto do ano do Projeto “Itinerância da Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues”, na Igreja Presbiteriana. A entrada é de graça.


O projeto Itinerância propõe divulgar o DVD da Orquestra gravado em setembro de 2011, realizando concertos em principais eventos de municípios de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de valorizar e divulgar o trabalho desenvolvido pela Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues que tem difundido a riqueza do repertório da música instrumental. O projeto já passou por Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana e Dourados.


O DVD da Orquestra Jovem é o resultado de crianças e jovens que utilizam a arte e a cultura, em suas mais variadas linguagens e expressões nos processos de formação para a cidadania e para a vida.


A experiência reafirmou que as atividades artísticas não só despertam grande interesse como permitem trabalhar diversos aspectos relacionados ao desenvolvimento pessoal e social de crianças e jovens.


A Orquestra foi criada em 2005 e foi pioneira no ensino musical através de instrumentos de orquestra na Capital. O repertório da Orquestra Jovem Barbosa Rodrigues apresenta clássicos eruditos como “Concerto em Ré Maior para Bandolim e Orquestra”, de Vivaldi, “Prelúdio da Suíte 1 para Violoncelo”, de Johann Sebastian Bach e “Trenzinho Caipira”, de Heitor Villa-Lobos, aliados a músicas que fazem parte da nossa cultura, como “Sonhos Guaranis”, de Almir Sater e Paulo Simões, “Mercedita”, de Ramon Xisto e “Chalana”, de Mario Zan e Arlindo Pinto.


Serviço


O Projeto Itinerância da Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues vai se apresentar amanhã (4), às 20 horas, em São Gabriel do Oeste na Igreja Presbiteriana localizada na rua São Paulo, 1.679. A entrada é de graça.

Jornal Midiamax