Estátua do anjo Gabriel ganha últimos retoques antes de ser colocado na entrada da cidade

Nas mãos do escultor Anor Mendes, 60 anos, a estátua do anjo Gabriel ganha os últimos retoques. Com oito metros de altura, estrutura de arame e encapada da mistura de areia e resina, ela dará as boas vindas a quem chegar a São Gabriel do Oeste, no interior de Mato Grosso do Sul.

Antes de começar a ser construída, a estátua ganhou forma e traços em um protótipo e os trabalhos iniciaram em 15 de outubro e têm previsão de acabarem em meados de fevereiro. Segundo o escultor, faltam apenas acabamento e pintura.

Depois de pronta, ela será dividida ao meio e levada em um caminhão até São Gabriel do Oeste, onde será montada na entrada da cidade, em cima de um pedestal de três metros, e ali mesmo finalizada por Anor.

Além da beleza e tamanho do anjo, o que mais chama a atenção é a riqueza dos detalhes, o que, para Anor, é o diferencial de seu trabalho. “Me preocupo muito com a anatomia e a proporcionalidade das minhas esculturas”, diz.

Trabalhando de domingo a domingo e driblando as chuvas, o artista acelera para entregar a obra dentro do prazo. Ele conta com a ajuda de Paulo Prado, responsável pela fisionomia da escultura, e Ercílio Ferreira, que coloca a mão na massa, literalmente, para cobrir a estrutura de arame.

O artista

O ateliê, montado no quintal da casa de Anor, junta obras antigas, inacabadas, protótipos, troféus e histórias de mais de 20 anos de trabalho e dedicação à arte. “É aqui que gosto de ficar, no meu ambiente”, afirma. Artista nato, ele diz que a única formação que ganhou foi da vida. “Essas coisas a gente já nasce sabendo, fui formado nas adversidades”.

Sobre a inspiração, o escultor garante que ela vem junto com o suor. “Começo a trabalhar e quando vejo já está tudo pronto”, conta. E como para tudo há um limite, Anor se orgulha em dizer que já recusou trabalhos por ir contra sua ética profissional. “Não vendo minha consciência”.

Com várias obras espalhadas por todo o Mato Grosso do Sul, em Campo Grande foi Anor quem fez a estátua do Papa João Paulo II, localizada na Praça do Papa, e o Cavaleiro Gauicurus, no Parque das Nações Indígenas. Bela Vista, Corumbá, Dourados, Ivinhema, Nova Andradina, Camapuã, entre outras, também contemplam o trabalho do escultor.