O primeiro dia de competições após a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres teve, além do melhor início brasileiro na história das Olimpíadas, alguns acontecimentos inesperados. O maior deles foi nas piscinas. O americano Michael Phelps, que em Pequim 2008 levou para casa oito medalhas de ouro, decepcionou e ficou fora do pódio dos 400 m medley.

Phelps terminou a prova em quarto lugar, atrás do rival Ryan Lochte que ficou com o ouro, do brasileiro Thiago Pereira, prata, e do japonês Kosuke Hagino, que ganhou o bronze. Essa é a primeira vez desde a Olimpíada de Sydney que Phelps fica fora do pódio em uma prova olímpica.

O torneio de tênis também teve a primeira zebra em Londres. O número 7 do mundo, Tomaz Berdych foi eliminado na primeira rodada ao perder para o belga Steve Darcis, apenas o 75º no ranking da ATP.

O número 1 do mundo, Roger Federer não deu espaço para surpresas. Venceu, mas com sufoco, o colombiano Alejandro Falla e avançou no torneio.

Outros resultados foram mais que esperados. A seleção feminina de basquete dos EUA, favorita ao ouro, venceu com facilidade a Croácia por 81 a 56.

Os EUA venceram mais uma no futebol também. Hope Solo e companhia ganharam por 3 a 0 da Colômbia e garantiram vaga na fase seguinte do torneio feminino.

O primeiro ouro dos Jogos de Londres foi para a China. Siling Yi somou 502.9 pontos no tiro com arco na modalidade carabina de ar de 10 m e subiu no degrau mais alto do pódio.

Na esgrima, as italianas dominaram e formaram um surpreendente e incomum pódio triplo no florete feminino. Ouro para Elisa de Francisca, prata para Arriana Errigo e bronze para Valentina Vezzali.

O dia também foi de marcas históricas. A americana Dana Vollmer quebrou o primeiro recorde da natação destes Jogos. Ela cravou 56s25 nos 100 m borboleta. Também nas piscinas, a equipe australiana, formada por Alicia Coutts, Cate Campbell, Brittney Elmslie e Melanie Schlanger, quebrou o recorde olímpico com o tempo de 3min33s15, 0s61 abaixo da marca anterior, no revezamento 4X100 m.

Por fim, a dupla de remo da Nova Zelândia, Hamish Bond e Eric Murray, estabeleceu uma nova marca mundial na categoria sem timoneiro. Nos treinos classificatórios, eles percorreram dois mil metros em 6min8s50c.