Passados dois dias do fim do prazo para a Justiça local avaliar o registro das candidaturas, segue indefinido o destino dos três candidatos a prefeito de Ponta Porã. O imbróglio é resultado de divergência interna do PSB, que realizou duas convenções e integra duas coligações.

De um lado, o grupo de Marcelino Nunes (PSB), secretário municipal de Turismo, Integração e Desenvolvimento Sustentável, defende aliança com o candidato governista, Hélio Peluffo (PSDB). Do outro lado, o vereador Herman Vargas (PSB) é a favor do apoio à candidatura do também vereador Ludimar Novais (PPS).

Nunes, inclusive, foi destituído da presidência municipal do PSB por supostamente não atender a vontade da maioria dos correligionários. Ele teria firmado acordo com o prefeito Flávio Kayatt (PSDB) no sentido de apoiar o candidato governista. Mesmo fora do comando do partido, o secretário teria realizado convenção e decretado coligação com Peluffo.

Ao mesmo tempo, o grupo de Herman, novo presidente do PSB de Ponta Porã, realizou outra convenção e bateu o martelo em torno do apoio à candidatura de Ludimar Novais. Dessa forma, o PSB consta em duas coligações.

Mandado de segurança

Inconformado, Nunes ingressou, no dia dois de julho, com um mandado de segurança para barrar a aliança do PSB com o PPS. Passado o prazo de defesa, o caso chegou à juíza da 52ª zona eleitoral, Liliana de Oliveira Monteiro, na última sexta-feira (5), data final para a avaliação dos registros de candidatura.

“Essa decisão vai refletir diretamente no julgamento das candidaturas, daí a necessidade de resolver o caso antes de emitir parecer”, explicou Liliana. Segundo ela, “no máximo até quarta-feira (8)” sairá o resultado sobre os pedidos de impugnação das candidaturas a prefeito de Ponta Porã.

Ficha Limpa

Contra o candidato da coligação Humanizando Ponta Porã, Álvaro Soares (PR), segundo a juíza, foi apresentado pedido de impugnação por “causa de inegibilidade”, levando em conta a Lei da Ficha Limpa. O caso já teria sido analisado por Liliane, que deixará para anunciar o parecer juntamente com o das outras duas candidaturas.