Na próxima segunda-feira (23), a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) abre inscrições para a seleção de jovens de 18 a 29 anos para o programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã.
O programa irá selecionar 5.500 jovens interessados em participar dos cursos e ações de qualificação social e profissional em 32 municípios do Estado.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) custeará mensalmente o auxílio financeiro ao participante do projeto, no valor de R$ 100,00, durante seis meses. O pagamento é condicionado à frequência de, no mínimo, 75% nas atividades do mês. Do total das vagas oferecidas, 10% serão destinadas a pessoas com deficiência não impeditiva ao exercício da atividade laboral.
Não poderão participar do Programa os jovens que recebem bolsa do Prouni, ou que, mesmo sem receber a bolsa universitária, cursem o nível superior; acumulem percepção do auxílio financeiro com benefícios de natureza semelhante; alunos que tenham vínculo empregatício e alunos egressos ou desistentes do Projovem Trabalhador (ou quando cadastrados e não receberam bolsa-auxílio).
Inscrição
Além de ter entre 18 e 29 anos completos até a data da inscrição, o candidato deve estar desempregado; ser membro de família com renda mensal per capita de até um salário mínimo; estar freqüentando (ou ter concluído) o ensino fundamental ou médio e não estar cursando (ou ter concluído) o ensino superior.
Os interessados devem apresentar o original e Xerox dos documentos: RG; CPF; Título de Eleitor (quando for o caso, comprovante de quitação das obrigações); Programa de Inclusão Social – PIS/NIS; Comprovante de escolaridade e Comprovante de Renda.
O período das inscrições será de 23 de julho a 03 de agosto, confira os locais de inscrição na Região Norte do Estado:
Sonora: Ciat – Rua Maranhão, 127 – Centro
Rio Verde de MT: Ciat – Rua Barão do Rio Branco, 240