O Midiamax conversou com personal trainer e esteticistas sobre malhação e tratamentos para eliminar gordura localizada ainda para este verão.

Chega dezembro e as famílias arrumam as malas para ir à praia. Mas após passar o ano comendo sanduíche e com a alimentação desregrada, será que ainda dá tempo para preparar o corpo para o Verão? O Midiamax conversou com especialistas para saber se ainda é possível colocar o biquíni e fazer bonito no litoral, nos balneários ou na piscina dos amigos.

Academia: define músculos, mas não faz milagre

Em época de alta temporada, período que vai de agosto até dezembro, o movimento chega a dobrar nas academias, conforme revelou a proprietária Marisol Moraes.  Ela relata que após as festas de final de ano a academia esvazia.

“As pessoas vão viajar e esquecem da academia. Lógico que tem os regrados, que sempre cuidam da alimentação e do corpo, mas tem gente que só aparece no final do ano mesmo”, conta.

A jornalista Bruna Lucianer, de  anos, já tinha ido à academia antes, mas a rotina dividida entre o mestrado e o trabalho a impediram de desistir. Há um mês, ela resolveu encontrar um tempo para cuidar do corpo e voltou à academia.

O colesterol um pouco acima do normal a incentivou, mas os resultados em relação às mudanças no corpo ainda não apareceram. “Sinto pouca diferença, mas farei exames para ver se minha saúde melhorou com os exercícios”.

A personal trainer Patrícia Helney diz que as mudanças ao fazer exercícios físicos aparecem, mas aos poucos. “Isso de emagrecer 18 quilos em dez dias não existe, a não ser que a pessoa esteja doente ou faça alguma cirurgia. Não existe milagre e o que os sites mostram não é verdade”, explica.

Ela diz que as mudanças aparecem com o tempo e que correr atrás do prejuízo com um mês de antecedência não é tão eficaz. “Lógico que existem pessoas com metabolismo acelerado, aos 20 anos é fácil emagrecer, mas é preciso ter cuidado para fazer isso com saúde, sem se perder em nenhuma dieta maluca ou fechando a boca”.

O recomendado pelos profissionais é começar com cerca de seis meses de antecedência e manter. “Com a idade, a gente demora mais para perder peso. É preciso mudar o estilo alimentar e entender que exageros nunca devem ser cometidos, nem na infância, para que a criança cresça como um adulto disciplinado. Quem mantém a rotina de exercícios não sofre de última hora”.

Trabalhando em uma padaria e confeitaria, Paula Michelly Martins, de 20 anos, tem o menor dos problemas. “Não consigo comer muito e sou muito magra. Vim até a academia para ganhar massa muscular e abrir o apetite, quero ficar com quadril e pernas maiores”.

A jovem malha todos os dias há dois meses e percebeu diferença nas áreas que mais trabalha nos aparelhos. Ela entrou com 46 quilos e conseguiu aumentar o peso para 48,5 quilos.

Manthus e drenagem linfática: reduz medidas

O Manthus é um aparelho muito utilizado em clínicas de estética e promete reduzir medidas com sessões que variam de quatro a doze, dependendo dos pacotes que cada lugar oferece.

 Ele é ativado por um equipamento computadorizado com correntes estéreo-dinâmicas e ultrassom, atingindo até quatro centímetros da camada de gordura abaixo da pele.

O procedimento, de acordo com a tecnóloga corporal Thatiane Sasaki, afina as membranas das moléculas de lipídio, liberando água e, por isso, reduz medidas. “Tem clientes que relatam que em sete sessões chegam a perder sete centímetros. Muitas ficam satisfeitas e voltam sempre, mas o resultado nem sempre é o mesmo, varia de pessoa para pessoa”.

A drenagem linfática é uma técnica de massagem feita para trabalhar o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. “Nesta técnica, a massagem dura cerca de 50 minutos e as clientes já percebem a redução de medidas”.

Clara Fernandes, de 39 anos, relatou que sempre faz as massagens. “Adianta, mas tem que cuidar e mudar a alimentação. A pessoa não fica magra da noite para o dia, mas um pacote com oito sessões é eficaz para quem quer perder só um pouco de medida”, revela.