Projeto levanta impactos da legislação ambiental e sanitária na pecuária de corte
O custo das adequações que o pecuarista precisa fazer para respeitar as legislações ambientais e sanitárias está sendo levantando nos estados de Goiás, Tocantis e Mato Grosso do Sul. Realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Confederação de Agricultura e Pecuária do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O custo das adequações que o pecuarista precisa fazer para respeitar as legislações ambientais e sanitárias está sendo levantando nos estados de Goiás, Tocantis e Mato Grosso do Sul. Realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o projeto reúne dados sobre os investimentos financeiros para o atendimento das legislações que tratam da vacinação contra a febre aftosa, criação e conservação de Área de Proteção Permanente (APP) e reserva legal, quanto ao manejo de água e esterco em confinamento e uso de defensivos e hormônios na pecuária de corte.
Em Mato Grosso do Sul, a Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) sediou a reunião, nessa sexta (26), com representantes do setor. “Queremos ouvir as principais dificuldades e apontar como a legislação afeta a margem de lucro do produtor”, diz a pesquisadora do CEPEA, Gabriela Garcia Ribeiro. De acordo com a assessora técnica da Famasul, Adriana Mascarenhas, o maior custo da pecuária está na mão-de-obra. Diante disso, a instituição sugeriu a inclusão da legislação trabalhista no estudo. “Teremos uma análise completa do que impacta no custo de produção e iremos mostrar que, mesmo com tanto rigor e dispêndio financeiro para as adequações, ainda temos competitividade”, complementa.
Além do Brasil, o levantamento é realizado na França, Itália, Reino Unido e Argentina, paises que compõem o Agri Benchmark, uma rede de comparação internacional de custos de produção de grãos, leite, ovinocaprinocultura e pecuária de corte formada por 20 nações. O resultado do levantamento é publicado anualmente. Os dados são analisados pelo Instituto Federal de Pesquisa para Áreas Rurais (VTI), um dos mais conceituados institutos de pesquisa agropecuária alemão. No Brasil, o levantamento de custos é feito desde 2003 pela CNA e CEPEA.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.