A Prefeitura de Coronel Sapucaia juntamente com a Polícia Militar, mais uma vez inovam com um projeto inédito na região, aliando a educação com a segurança e a qualidade de vida das crianças. Desenvolvido em parceria com a Polícia Militar, o Programa “Proerd na Educação Infantil” vai levar informações e orientações para os alunos do pré-escolar e séries iniciais com idades entre quatro e oito anos.

Os primeiros locais a receber o Programa são as Escolas Municipais Fernando Romanini na Vila Nova, e Escola Ruy Espíndola. Os conteúdos serão trabalhados em um encontro, pela Policial do PROERD de Coronel Sapucaia Soldado Dayse Anne, da 3ª CIPM capacitada na área, e serão adaptados de acordo com a faixa etária dos alunos, as crianças vão aprender sobre noções de segurança nos principais locais de convivência, como casa e escola, além de saber se comportar no trânsito, tornando-o mais seguro.
 
Nesta terça feira (29), cerca de 25 crianças do 1º ano da Escola Fernando receberam orientações de como se comportar ao encontrar uma arma em casa por exemplo. Inicialmente as crianças beneficiadas serão das escolas citada, mas a intenção é expandir as atividades para os demais Centros de Educação Infantil do município. “Para o segundo semestre devemos ter novas turmas e unidades de ensino participando do projeto. Agora, além de trabalhar com os alunos da quinta série, o Proerd vai educar nossas crianças desde a pré-escola. O que nós queremos é trabalhar a prevenção em todas as idades, tornando as crianças multiplicadoras dos cuidados básicos que envolvem a segurança”, destaca a Secretária de Educação Maria Eva Gauto Eringer.

Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd

O trabalho é desenvolvido desde 2011 em todas as Escolas Municipais de Coronel Sapucaia, com alunos de quintas séries e já supera 300 alunos formados no município. Tem como objetivos prevenir o uso de drogas e fortalecer a auto-estima das crianças. A Policial Militar instrutora orienta as crianças semanalmente a tomarem decisões que poderão ajudá-las no futuro, cumprindo a missão de educar e prevenir o envolvimento das crianças e adolescentes com as drogas.
Educação Infantil