Entrevistados reclamam de pouca divulgação do projeto que pode ser votado no site da Prefeitura Municipal de Campo Grande até às 23h deste domingo (15).

Este ano, a população de Campo Grande pode opinar no que acha que deve ser tratado como prioridade nos gastos dos recursos municipais para planejar o orçamento da cidade no ano de 2013. A iniciativa é da Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), conforme reclamaram os entrevistados.

Até o dia 15 de abril, domingo, qualquer cidadão pode votar no site http://www.capital.ms.gov.br/orcamento para escolher quais são as prioridades de obras ou serviços em Campo Grande. As três dicas mais citadas serão encaminhadas aos Conselhos Regionais para discussão em reunião pública juntamente com as demais solicitações dos conselhos.

Em Campo Grande, a reunião está marcada para o dia 5 de maio, às 14h, na Escola de  Governo, que fica na Avenida Ernesto Geisel, 4009, Centro.

Para a vendedora Marilene Gonçalves, de 18 anos, falta saneamento básico na cidade. “Pretendo votar sim, ainda mais por causa do meu bairro, por exemplo, que no mapa da cidade aparece com toda a área asfaltada, mas não há pavimentação nem saneamento básico”, reclamou a moradora do Nossa Senhora das Graças.

A agente de atendimento Samella Fretez, de 18 anos, diz não ter acesso à internet nem ter ouvido falar da votação. “Como vou votar se nem internet eu tenho? Tinham que fazer de uma forma que todo mundo pudesse mesmo participar”, opinou. “Mas se eu oudesse, votaria em melhorias na Saúde. Quantas vezes precisei de atendimento, passei o dia todo no posto e não tinha médico? Eles ganham bem e faltam muito”.

“Saúde, trânsito e educação”, enumerou sem pensar o frentista Sidnei Rodrigues. “Eu não estava sabendo de nada, isso aí não foi divulgado, mas vou entrar agora mesmo no site e votar. Saúde em primeiro lugar porque a gente precisa de clínico geral e marcam para daqui três meses. Um exame de sangue demora seis meses, até lá a gente já até morreu”, reclamou.

O comerciante Clóvis Piato acha injusta a quantidade de impostos que tem que pagar. “Não dá para abrir um comércio em Campo Grande”, diz o proprietário de uma loja de variedades. “Toquei meu comércio até agora e vou desistir, vou deixar para o meu filho. São muitas contas para pagar, não consigo mais”.

A ideia da votação, segundo a Planurb, é criar um canal de comunicação entre a prefeitura e a população. As idéias mais votadas serão divulgadas no site da prefeitura http://www.pmcg.ms.gov.br ainda sem data definida, mas antes das reuniões dos conselhos regionais.

Além de Campo Grande, os distritos de Anhanduí e Rochedinho poderão participar e votar também pelo site. Em Anhanduí, a discussão das propostas acontece no dia 28 de abril, às 14h, na Escola Municipal Isauro Bento.

Rochedinho tem reunião marcada para o dia 29 de abril, às 9h, na Escola Municipal Barão do Rio Branco.