PM começa a substituir Exército na ocupação do Complexo do Alemão no Rio

A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro deu início, nesta terça-feira, à implantação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) no Complexo do Alemão, na zona norte da capital fluminense, com uma operação para substituir, gradualmente, homens do Exército por policiais militares. Cerca de 750 agentes participam da operação, entre eles 300 policiais recém-formados […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro deu início, nesta terça-feira, à implantação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) no Complexo do Alemão, na zona norte da capital fluminense, com uma operação para substituir, gradualmente, homens do Exército por policiais militares.

Cerca de 750 agentes participam da operação, entre eles 300 policiais recém-formados que vão atuar nas novas UPPs. As duas primeiras UPPs estão sendo construídas nas comunidades Fazendinha e Nova Brasília.

Elas funcionarão em contêineres provisórios até as construções de alvenaria ficarem prontas. Até junho deste ano, todas as UPPs do Alemão deverão ter sido instaladas, com todos os militares substituídos por policiais.

Desde novembro de 2010, quando foram ocupadas por forças de segurança, as favelas do complexo estão ocupadas pelo Exército, com 1.600 soldados compondo a Força de Pacificação. A presença prolongada de militares vinha gerando desgastes com moradores.

Conteúdos relacionados