Um grupo de pesquisadores do Brasil no período de 02 a 08 próximo passado a convite da empresa Syngenta reuniram em Praga na República Theca e Viena na Áustria, para mostra de resultados de pesquisa com a cultura da soja, entre os participantes, estava o Diretor Executivo e pesquisador da Fundação Chapadão Edson Borges, responsável pelos trabalhos de ferrugem da soja, na instituição de pesquisa, sediado em Chapadão do Sul no estado de Mato Grosso dos Sul.

O objetivo do grupo e sentar para discutirem os resultados obtidos durante a safra 2011/12. Isto é de fundamental importância, pois é, o momento que tomamos conhecimento dos resultados das diversas instituições de todo Brasil, considerando suas adversidades climáticas, época de plantio, população e cultivares, assim sabemos como se comporta cada produto sobre o manejo das doenças da soja em especial a ferrugem, afirma Borges.

O grande ganho disto é a troca de experiência entre pesquisadores, momento que cada um toma conhecimento do trabalho executado pelo outro, da performance dos produtos sobre as mais diversas situações de clima, pressão de doença, enfim, estas reuniões nos dão segurança ao levarmos as informações aos nossos produtores rurais e consultores, ao mesmo tempo permite conhecer tecnologias usadas em outros países, e assim ampliamos nossos conhecimento em benefício da agricultura brasileira, esclarece o pesquisador.

Para o produtor rural e Presidente da Fundação Chapadão, Adriano Loeff, o grande ganho disto esta na toca de experiência e na qualificação profissional da equipe de pesquisadores da Fundação Chapadão.