A primeira fase de uma pesquisa realizada pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, em parceria com o IBOPE, apresentou os cinco melhores museus do Brasil. A iniciativa faz parte do prêmio “O Melhor de Viagem 2012/2013”, organizado anualmente pela publicação.

Na opinião dos entrevistados, os que mais se destacaram em quesitos como acervo, programação, monitores e painéis explicativos foram os paulistanos MASP, Museu da Língua Portuguesa, Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga) e Pinacoteca do Estado, assim como o fluminense Museu Imperial, de Petrópolis (RJ). Agora todos concorrem ao título de melhor.

O resultado será anunciado em 25 de outubro, durante um evento no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. No ano passado, o grande campeão foi o Museu da Língua Portuguesa, com seu acervo interativo e high-tech.

A lista completa dos finalistas de todas as 30 categorias do prêmio pode ser encontrada no portal viajeaqui (viajeaqui.com.br). O prêmio “O Melhor de Viagem 2012/2013” tem realização da revista Viagem e Turismo, patrocínio da CAIXA e pesquisa do IBOPE.  Mais informações podem ser obtidas em www.omelhordevt.com.br.