O Palmeiras tem 90 minutos para buscar sua sobrevida na Série A do Campeonato Brasileiro. Depois da derrota para o campeão Fluminense, o time de Gilson Kleina carrega o peso da obrigação de vencer o Flamengo, neste domingo, às 17 horas (de Brasília), e ainda precisa torcer por tropeços de concorrentes diretos para não ser matematicamente rebaixado já neste fim de semana.

Apesar de as atuações nas rodadas passadas terem sido elogiadas pela diretoria, o empate contra o Botafogo e a derrota para o Fluminense colocaram o time alviverde na beira do precipício. O jogo contra o time rubro-negro no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, é encarado como a última chance de se manter vivo na elite, pelo menos por enquanto.

“Vamos jogar nossa última possibilidade de conseguir a permanência na divisão de elite da competição”, admite o gerente de futebol do clube, César Sampaio, que tentou blindar o elenco durante a semana. Por determinação da diretoria, o time realizou treinos fechados em três dias, abrindo os portões da Academia de Futebol apenas na terça e na sexta.

A ideia é despistar o Flamengo, já que o Palmeiras será bastante modificado para a partida deste domingo, em função de problemas médicos. O volante João Denoni foi vetado por conta de uma lesão no ombro e será substituído por Márcio Araújo. Henrique também se tornou um problema, com dores no tórax, e está fora, sendo substituído por Román. Wesley apresenta lesão na coxa e cede sua vaga a Artur.

Patrick Vieira aumenta a lista de jogadores que deixaram a partida passada com dores. Ele não foi relacionado e será substituído por Tiago Real. Para piorar, Marcos Assunção teve um inchaço em seu joelho direito e também não entrou na relação, depois de ter atuado no sacrifício nos jogos anteriores. Mazinho é a opção para o lugar do capitão, atuando mais adiantado, enquanto Correa aparece recuado.

O treinador ainda fará uma mudança por opção técnica. Obina foi titular na rodada passada, mas não jogou bem e perde o posto para Maikon Leite, enquanto Luan está fora em função do acúmulo de três cartões amarelos. “Estou passando tranquilidade ao elenco e vamos para mais uma batalha, porque lutaremos até o final. Sempre temos dignidade e ninguém trabalha na desonra. Todos nós vamos acreditar na vitória”, ponderou Kleina.

O Palmeiras tem 33 pontos no Brasileiro, no 18º lugar, sete atrás de Bahia e Portuguesa, que são as primeiras equipes fora da área da degola. Já o 17º lugar é ocupado pelo Sport, com 37. Em caso de triunfos do time baiano e dos lusitanos nesta rodada, o Palmeiras estará matematicamente rebaixado, mesmo se vencer o Flamengo.

Pelo lado rubro-negro, o técnico Dorival Júnior também tentou esconder a escalação da equipe, mas acabou optando por manter a base que vem de duas vitórias seguidas. A única alteração é a volta do lateral esquerdo Ramon, que cumpriu suspensão contra o Naútico, na vaga do jovem Felipe Dias. O goleiro Felipe, o lateral direito Léo Moura e o atacante Liédson seguem fora do time se recuperando de lesões.

Mesmo já sem pretensão no campeonato, o Flamengo rechaça relaxar nas rodadas finais. Por conta disso, os flamenguistas afirmam que o objetivo é vencer o Palmeiras e somar mais três pontos na classificação. O lateral esquerdo Ramon disse durante a semana que os jogadores não estão pensando na situação do adversário e ressaltou que, se os paulistas forem rebaixados, não será por culpa dos cariocas.

“Se vamos rebaixá-los ou não, isso não é problema nosso. Se fosse o contrário, ninguém teria pena do Flamengo. Vamos entrar em campo pensando em vencer para nos ajudar, nossa entrega será a mesma. Pelo fato de nós não corrermos o risco que eles correm, vamos jogar com mais alegria, com menos pressão. Ganhar o jogo e rebaixar uma equipe como o Palmeiras é realmente uma partida especial. Mas gostaria de deixar claro que são eles que vão rebaixar o time, caso isso aconteça, e não nós”, comentou.