Nesta segunda-feira (24), às 9 horas, no Salão Pantanal, o Tribunal de Justiça renovará a parceria estabelecida com o Instituto Mirim de Campo Grande, pelo qual 156 adolescentes, com idade de 16 a 17 anos, prestarão serviços em diversas atividades e setores do Poder Judiciário de MS.
A novidade na parceria é a reserva de até 10% das vagas previstas para adolescentes indicados pela Coordenadoria de Infância e Juventude. Na prática, isso significa uma oportunidade de emprego para jovens das entidades de acolhimento (conhecidos como abrigos).
De acordo com a psicóloga Rosa Pires Aquino, da equipe da Coordenadoria e responsável pelo Projeto Padrinho, os jovens em situação de abrigamento sempre ficam excluídos do programa de profissionalização por questão de escolaridade.
“Tivemos uma reunião com a diretoria do Instituto para enfatizar a importância da preparação dos jovens entre 14 e 16 anos para o mercado de trabalho. Assim, teremos 10% das vagas e, em contrapartida, o Tribunal de Justiça utilizará os serviços destes jovens após o treinamento. Isso é um grande avanço, pois há muito tempo almejávamos aos jovens uma forma de preparação para a vida”, disse ela.
O Des. Joenildo de Sousa Chaves, coordenador da Infância e Juventude em MS, é outro a comemorar o novo convênio. “À frente da CIJ desde sua implantação, nós não medimos esforços para implantar benefícios aos nossos jovens e adolescentes. Temos um convênio com o Exército em que muitas crianças são beneficiadas com o projeto Forças no Esporte. Estamos sempre buscando parcerias para o Projeto Padrinho, com a implantação da proposta nas comarcas do interior. Não se pode esquecer do Projeto Fazendo Minha História, enfim, formas variadas que resultam em benefícios para nossos jovens”, disse ele.