Orquestra Indígena Paraguaçu inicia trabalhos neste sábado

Com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS) da Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul, começa a tomar forma neste sábado (2), às 9 horas, na aldeia Paraguaçu, em Paranhos, a Orquestra Indígena Paraguaçu. Uma aula inaugural de música abre o projeto, que reunirá 30 alunos da etnia Guarani Kaiowá. O […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS) da Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul, começa a tomar forma neste sábado (2), às 9 horas, na aldeia Paraguaçu, em Paranhos, a Orquestra Indígena Paraguaçu. Uma aula inaugural de música abre o projeto, que reunirá 30 alunos da etnia Guarani Kaiowá.

O projeto foi proposto pelo professor de música Jorge Ibrahim D´avalos Corrêa e prevê oficinas de flauta, viola, violino e violoncelo aos sábados pela manhã e nos feriados para os jovens da aldeia, que formarão a Orquestra Indígena Paraguaçu.

De acordo com o professor, os jovens da aldeia – que fica a cerca de 35 quilômetros de Paranhos – já demonstravam grande talento musical em visitas anteriores. O que faltava, segundo ele, era apenas o direcionamento teórico.

“Eles tem talento, um dom para a música que percebi em diversas ocasiões. Nas oficinas espero encaminhar este talento, explorar o que eles têm de bom e ampliar o conhecimento musical, que se traduz diretamente em melhora na educação, como já provaram diferentes pesquisas”, explica.

O projeto financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais nasceu com o objetivo de abrir novas possibilidades de difusão da música de concerto e conta com a parceria da Banda Municipal de Paranhos. Serão realizadas oficinas de teoria musical, técnica de instrumento de sopro e técnicas de instrumentos sinfônicos.

No fim do ano duas apresentações da Orquestra Indígena Paraguaçu marcam a concretização do projeto. A primeira será realizada para os pais, familiares e amigos dos alunos. A segunda será aberta ao público em geral, com entrada franca.

No repertório, de acordo com o professor Jorge Ibrahim, estarão clássicos da música erudita e também da Música Popular Brasileira, que serão estudados ao longo dos próximos meses. “Será uma mistura interessante de sons. Eles têm mais acesso ao popular. A idéia é aproveitar isso no ensino do erudito”, avalia o professor.

Serviço: O início das oficinas de formação da Orquestra Indígena Paraguaçu acontece neste sábado, às 9 horas, na aldeia Paraguaçu, em Paranhos. As aulas acontecerão aos sábados, sempre no período matutino.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados