Orquestra Indígena Paraguaçu inicia trabalhos neste sábado
Com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS) da Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul, começa a tomar forma neste sábado (2), às 9 horas, na aldeia Paraguaçu, em Paranhos, a Orquestra Indígena Paraguaçu. Uma aula inaugural de música abre o projeto, que reunirá 30 alunos da etnia Guarani Kaiowá. O […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS) da Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul, começa a tomar forma neste sábado (2), às 9 horas, na aldeia Paraguaçu, em Paranhos, a Orquestra Indígena Paraguaçu. Uma aula inaugural de música abre o projeto, que reunirá 30 alunos da etnia Guarani Kaiowá.
O projeto foi proposto pelo professor de música Jorge Ibrahim D´avalos Corrêa e prevê oficinas de flauta, viola, violino e violoncelo aos sábados pela manhã e nos feriados para os jovens da aldeia, que formarão a Orquestra Indígena Paraguaçu.
De acordo com o professor, os jovens da aldeia – que fica a cerca de 35 quilômetros de Paranhos – já demonstravam grande talento musical em visitas anteriores. O que faltava, segundo ele, era apenas o direcionamento teórico.
“Eles tem talento, um dom para a música que percebi em diversas ocasiões. Nas oficinas espero encaminhar este talento, explorar o que eles têm de bom e ampliar o conhecimento musical, que se traduz diretamente em melhora na educação, como já provaram diferentes pesquisas”, explica.
O projeto financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais nasceu com o objetivo de abrir novas possibilidades de difusão da música de concerto e conta com a parceria da Banda Municipal de Paranhos. Serão realizadas oficinas de teoria musical, técnica de instrumento de sopro e técnicas de instrumentos sinfônicos.
No fim do ano duas apresentações da Orquestra Indígena Paraguaçu marcam a concretização do projeto. A primeira será realizada para os pais, familiares e amigos dos alunos. A segunda será aberta ao público em geral, com entrada franca.
No repertório, de acordo com o professor Jorge Ibrahim, estarão clássicos da música erudita e também da Música Popular Brasileira, que serão estudados ao longo dos próximos meses. “Será uma mistura interessante de sons. Eles têm mais acesso ao popular. A idéia é aproveitar isso no ensino do erudito”, avalia o professor.
Serviço: O início das oficinas de formação da Orquestra Indígena Paraguaçu acontece neste sábado, às 9 horas, na aldeia Paraguaçu, em Paranhos. As aulas acontecerão aos sábados, sempre no período matutino.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.