“Ônibus da Saúde” – Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer atende população do interior do Estado

Este ano aproximadamente 518.510 novos casos de câncer incidirão sobre a população brasileira, espera-se 257.870 casos para o sexo masculino e 260.640 para o feminino. A prevenção do câncer significa controle dos recursos financeiros a serem investidos em outras necessidades da população, segundo pesquisa do Instituto Nacional do Câncer 2012. O “Ônibus da Saúde” desenvolve […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Este ano aproximadamente 518.510 novos casos de câncer incidirão sobre a população brasileira, espera-se 257.870 casos para o sexo masculino e 260.640 para o feminino. A prevenção do câncer significa controle dos recursos financeiros a serem investidos em outras necessidades da população, segundo pesquisa do Instituto Nacional do Câncer 2012.

O “Ônibus da Saúde” desenvolve o trabalho de prevenir o surgimento de novos casos da doença, combater os casos já diagnosticados e levar conhecimento sobre a toda população, através de palestras e orientação, durante o trabalho itinerante.

A Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer, parceria entre o Hospital do Câncer Prof. Dr. Alfredo Abrão e a Cassems, esteve em Ribas do Rio Pardo no último domingo, 18/03, com sua equipe de médicos e voluntários. Mais de 200 pessoas receberam atendimento oftalmológico, exames de glicemia e pressão arterial, mamografia, preventivo e pequenas cirurgias de pele.

“O Projeto iniciou-se devido à necessidade de chegar até os pacientes do interior com Estado, o maior problema era a acessibilidade, nosso trabalho está sendo um sucesso!”, afirma o Coordenador do Projeto Dr. Fabrício Colacino. Ele conta que os atendimentos ultrapassaram 200 neste município e que cerca de 500 pessoas participaram da Palestra de Prevenção ao Câncer.

Várias turnês já estão agendadas, a próxima será no município de Bandeirantes, no dia 31 de março. Em seguida, o ônibus visitará Sete Quedas, Glória de Dourados, Deodápolis, Porto Murtinho, entre outros municípios. A equipe, em breve terá a oportunidade de divulgar seu trabalho no Programa do Jô Soares, para orgulho do Hospital do Câncer Prof. Dr. Alfredo Abrão, que tem a satisfação de ter em seu quadro de funcionários, uma equipe clinica dedicada e responsável com o trabalho itinerante.

A unidade móvel

O Projeto conta atualmente com apenas uma unidade móvel, considerada a maior em prevenção e tratamento do câncer do país. Foi inaugurada em outubro do ano passado, e já percorreu municípios como Rio Verde, Miranda, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante.

O trabalho iniciou-se com a participação de 12 profissionais e 70 pessoas cadastradas, para oferecer suporte em forma de revezamento dos integrantes, durante as viagens. O ônibus com 4,32 metros de altura e 14 metros de comprimento, tem sala de exames ginecológicos, consultório médico, sala de mamografia e centro para cirurgias pequenas.

Até agora já foram mais de 1200 atendimentos nas cidades por onde passou. Desde que o ônibus iniciou os atendimentos, de 50% dos pacientes que se deslocavam para a capital, apenas 12% precisam vir para dar continuidade ao tratamento. “O Ônibus da saúde funciona e salva vidas!”, conclui o coordenador da unidade.
Este serviço representa um grande avanço na área da saúde do Estado do MS, por utilizar tecnologia de ponta capaz de atender pessoas do interior e da capital, que muitas vezes estão desinteressadas em se prevenir por falta de incentivo ou que não dispõe de recursos financeiros para investir na própria saúde e deslocar-se até a capital.

Agenda do Ônibus da Saúde

    31 de março – Bandeirantes
    14 de abril – Ribas do Rio Pardo
    28 de abril – Glória de Dourados
    05 de maio – Deodápolis
    12 de maio – Porto Murtinho

Conteúdos relacionados