Interessados em participar da Oficina Tela Brasil devem fazer suas inscrições até terça-feira (24), pelo endereço eletrônico www.telabr.com.br. O evento acontece no período de 28 de julho a 07 de agosto em Corumbá, e é patrocinado pela Fundação Telefônica Vivo, numa realização em parceria com a Prefeitura de Corumbá por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal e Secretaria de Educação.

A oficina vai acontecer no Museu de História do Pantanal e no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez. Foi idealizada pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi (realizadores dos filmes O Bicho de Sete Cabeças, Chega de Saudade e As Melhores Coisas do Mundo), e a proposta é ensinar jovens de comunidades de baixa renda a produzir e a contar suas próprias histórias. Em quatro anos de atividade, a Oficina Tela Brasil já passou por 78 cidades e acumula 1690 alunos.

Durante onze dias, os alunos aprenderão técnicas de edição, roteiro, direção e produção e ainda produzem curtas-metragens, que serão exibidos em sessão aberta ao público no dia 11 de agosto, um sábado, no Centro de Convenções. A exibição será acompanhada de perto por um profissional do cinema, que divide com os jovens suas experiências no mercado audiovisual.

História para contar

Os interessados em participar da realização, no ato da inscrição, devem inserir na ficha, uma história que gostariam de contar/gravar. Serão selecionados vinte jovens a partir de 14 anos. Para garantir a presença dos alunos, cada um recebe uma ajuda de custo para transporte e pesquisa no valor de R$ 10 por dia.

Portal Tela Brasil – Para ampliar a abrangência das oficinas, foi criado, em parceria com a Fundação Telefônica, um portal (www.telabr.com.br) com conteúdo audiovisual, onde os jovens encontram exercícios virtuais, textos lúdicos sobre as diversas áreas do audiovisual, filmografias, bibliografias e links comentados, informações sobre editais, festivais e concursos.

Serviço

Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil em Corumbá-MS
Realização: Buriti Filmes
Patrocínio: Fundação Telefônica/Vivo
Coordenação: Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi
Inscrições: Gratuitas, até terça-feira (24-07), pelo Portal Tela Brasil (www.telabr.com.br)

Aulas
Data: 28-07 a 07-08
Local das aulas:

– Museu de História do Pantanal (de 28 a 30-07): Rua Manoel Cavassa, 275 – Porto Geral – Corumbá – MS-

Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez (de 31-07 a 07-08): Rua Domingos Sahib, 570 – Porto Geral – Corumbá – MS

Horário das aulas: das 19 às 23 horas de segunda-feira a sexta-feira e das 09 às 18 horas aos finais de semana.

Exibição dos curtas-metragens feitos pelos alunos do projeto
Data: 11-08
Local: Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez (Rua Domingos Sahib, 570 – Porto Geral – Corumbá – MS)

Ingressos: grátis (Com informações da Assessoria de Imprensa do Portal Tela Brasil: www.telabr.com.br).