A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados realiza no sábado (24) uma ação em alusão ao Dia Mundial de combate à Tuberculose. O evento será na Praça Antônio João das 8h às 17h.
 
De acordo com a Coordenadora do Programa de Tuberculose e Hanseníase Célia Valério Motta, o evento é uma parceria entre a Secretaria de Saúde, acadêmicos de medicina e o médico Julio Croda, da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).
 
O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a doença, orientando e divulgando sobre o exame, diagnóstico e tratamento. Haverá banners, cartazes e distribuição de material educativo.
 
Casos

Em Dourados, o número de casos novos detectados cresce gradativamente. No ano passado, 83 casos foram confirmados. Dados oficiais comprovam que oito pessoas morreram em decorrência da tuberculose em 2011.
 
“Os casos de tuberculose foram detectados em virtude do trabalho da equipe de saúde que faz visitas domiciliares, realiza os exames e divulga sobre os sintomas. Se isso não acontecesse, não saberíamos ao certo o número, uma vez que o portador se isola e até ignora a existência da doença, recusando o tratamento”, declarou Célia.
 
Outra questão de suma importância para o paciente é que iniciar o tratamento não é suficiente para resolver o problema. A melhora inicial leva o indivíduo leigo a acreditar que já se curou, desistindo do tratamento antes de alcançar a cura. O tratamento dura seis meses e os medicamentos são gratuitos.
 
Célia ressaltou que nos últimos anos a cura no município vem se mantendo entre 80% a 85% dos casos. “Não deixar o doente abandonar o tratamento é responsabilidade de todos os profissionais de saúde da rede básica, com o apoio indispensável dos familiares e comunidade”.
 
Ação

Para enfatizar o Dia Mundial ao Combate da Tuberculose foi proposto para as Unidades Básicas de Saúde  e Estratégia Saúde da Família que durante o período de 19 a 23 de março fossem realizadas várias ações, como divulgação dos sinais e sintomas da doença para a população e busca ativa de sintomáticos respiratórios na população em geral. Cada UBS/ESF tem que examinar pelo menos 1% da população da área coberta anualmente.
 
Também faz parte da campanha a realização de busca de casos da doença entre grupos de maior vulnerabilidade (idosos, hipertensos, diabéticos, indígenas, presidiários, acampados e pessoas institucionalizadas em albergues e asilos).
 
Tuberculose

No Dia 24 de março de 1982 foi instituída pela OMS (Organização Mundial de Saúde) o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Dos 22 países com maior número de casos no mundo, o Brasil ocupa o 19º lugar do ranking, apresentando 72 mil casos novos (incidência de 37,8/100 mil habitantes) por ano e 4,8 mil mortes, de acordo com dados de 2010 do Programa Nacional de Controle da Tuberculose/MS.