MS moeu 28,85 milhões toneladas de cana até a primeira quinzena de outubro
O levantamento da primeira quinzena de outubro da safra de cana em Mato Grosso do Sul, mostra que o Estado já moeu 28,85 mi de toneladas de cana. O total já é 7,34% maior que o mesmo período da safra passada, quando a indústria tinha um volume de 26,54 mi t já processados. A estimativa […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O levantamento da primeira quinzena de outubro da safra de cana em Mato Grosso do Sul, mostra que o Estado já moeu 28,85 mi de toneladas de cana. O total já é 7,34% maior que o mesmo período da safra passada, quando a indústria tinha um volume de 26,54 mi t já processados.
A estimativa da Biosul – Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul, para a safra 2012/2013, continua a mesma da primeira e segunda quinzena de setembro: Previsão de moagem do Estado em 38,6 mi de toneladas de cana, previsão para a produção de açúcar – acumulado de 1,91 mi de toneladas, etanol anidro chegando a 507 milhões de litros e hidratado a 1,48 mi de litros. “Mas para que isso aconteça é preciso que o clima em novembro e dezembro seja menos chuvoso que o normal”, comenta o presidente da Biosul – Roberto Hollanda. Segundo ele, as chuvas acima da média no inicio da safra – abril, maio e junho, atrasaram a moagem das usinas, que precisarão adiar o término da safra, moendo até dezembro. “Normalmente as chuvas desses dois meses inviabilizam a atividade”, complementa Hollanda.
Dados da moagem – Até o dia 15 de outubro, foram processadas 28,85 mi de toneladas de cana-de-açúcar. No ano passado até essa data, o volume foi de 26,54 mi de toneladas, um aumento de 7,34%. De 1 a 15 de outubro deste ano, as 22 usinas moeram 2,3 mi de toneladas, enquanto que na safra 2011/2012 esse volume foi de 1,17 mi de t, 95,89 % a mais nessa quinzena.
Açúcar e Etanol – Nessa quinzena, 36,76 % da cana-de-açúcar moída foi destinada para a produção de açúcar, o que é 19,16% a menos do mesmo período da safra passada (46,18%). No acumulado, esse índice já é de 36,44% para o etanol, nos 15 primeiros dias de outubro, 63,24% foi destinado para esse produto, enquanto que o total da moagem destinou 63,56% para a produção de etanol.
Qualidade da cana – A quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana-de-açúcar atingiu nesses primeiros 15 dias de outubro 152,21kg, valor 28,82% maior quando comparado com a mesma quinzena da safra anterior. Já no acumulado, o ATR/TC está em 137,92 kg.
A entidade monitora o processamento das 22 usinas em operação no Estado a cada quinze dias. Esses dados referem-se até o dia 15 de outubro.
Sobre a Biosul – A Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul, que surgiu em dezembro de 2008, reflete o aumento de importância do Estado no cenário nacional da cana-de-açúcar e seus derivados. Resultado da junção de três sindicatos – Sindal-MS (Sindicato das Indústrias de Fabricantes de Álcool de Mato Grosso do Sul), Sindaçúcar-MS (Sindicato das Indústrias dos Fabricantes de Açúcar de Mato Grosso do Sul) e Sinergia-MS (Sindicato das Indústrias de Geração de Energia Elétrica de Pequeno e Médio Porte de Mato Grosso do Sul) – tem como características a gestão profissional e associativista e sua criação coincidiu com o momento de expansão do setor. Toda a produção de cana moída do MS está ligada a Biosul, que conta com 25 associadas – 22 unidades de operação, duas em fase de implantação e uma em projeto. Para outras informações, acesse www.biosulms.com.br.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Nova cirurgia de Preta Gil para retirada de tumores é adiada após consulta nos EUA
Na semana passada, Preta Gil revelou que iria fazer um procedimento cirúrgico nos Estados Unidos
Rayssa Leal tira 9,1 na última nota, levanta a torcida e é tricampeã do Super Crown
Em sua primeira volta, Rayssa mostrou muita classe e técnica
Mulher aciona a polícia após ser agredida a socos e chutes por segurança de boate em Campo Grande
Caso aconteceu na madrugada deste domingo (15) e vítima foi até a delegacia registrar boletim de ocorrência
Câmara de Vereadores de Campo Grande não terá expediente na última semana do ano
Prédio passará por manutenções entre 24 a 31 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.