MS é o segundo estado com mais advogados com certificação digital
Mato Grosso do Sul já possui 66,27% de toda sua advocacia com certificação digital, segundo relatório mais recente do Conselho Federal da OAB. O estado só perde para o Paraná no ranking nacional, que possui 69,92% dos advogados habilitados a peticionarem eletronicamente. “É o fruto de um trabalho contínuo de incentivo e capacitação por parte […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mato Grosso do Sul já possui 66,27% de toda sua advocacia com certificação digital, segundo relatório mais recente do Conselho Federal da OAB. O estado só perde para o Paraná no ranking nacional, que possui 69,92% dos advogados habilitados a peticionarem eletronicamente.
“É o fruto de um trabalho contínuo de incentivo e capacitação por parte da OAB/MS”, afirmou Leonardo Avelino Duarte, presidente da Seccional. O relatório é baseado em dados proporcionais coletados pelo COnselho Federal nas Seccionais.
Até o mês passado, 5.690 advogados de MS contavam com certificação digital, segundo o relatório. Somente em outubro, ainda de acordo com o Conselho Federal, 139 advogados se habilitaram a peticionar eletronicamente.
MS está bem acima da média nacional, de 17,76%, e índice bem superior aos piores colocados, como o Piauí, que tem apenas 3,27% dos advogados habilitados a peticionarem eletronicamente.
Cursos
Com objetivo de capacitar os profissionais do Direito, a OAB/MS e a ESA/MS (Escola Superior de Advocacia) ofereceram 51 eventos sobre o tema Peticionamento Eletrônico, nos últimos três anos. Segundo a coordenação da ESA, 1.827 pessoas participaram dos cursos.
A OAB/MS promoveu 43 eventos presenciais (11 em Campo Grande e 32 no interior do Estado) e oito telepresenciais, entre pagos e gratuitos. Os eventos servem como apresentação do sistema e, alguns mais específicos, tornam o advogado habilitado na certificação digital.
Desde o início da atual gestão da OAB/MS, o número de cursos e participantes vem aumentando, mostrando a preocupação da Seccional com a capacitação do advogado, e a evolução digital do Judiciário sul-mato-grossense.
Em 2010, foram realizados 15 cursos presenciais pagos, com 642 participantes, sendo seis cursos em Campo Grande (348 participantes), e nove nas Subseções (294 participantes).
No ano seguinte, 2011, foram 28 cursos (24 presenciais e quatro telepresenciais), com um total de 924 participantes (892 presenciais e 32 telepresenciais). Foram três cursos em Campo Grande, e 184 participantes. Já as Subseções receberam 21 eventos, com 708 participantes.
Em 2012 já foram realizados, até outubro, oito cursos (quatro presenciais e quatro telepresenciais), capacitando 261 participantes (235 presenciais e 26 telepresenciais). Dos presenciais, todos gratuitos, dois foram em Campo Grande, com 121 participantes, e outros dois no interior, com outros 114 participantes.
Investimentos
A OAB/MS também cobra do TJ/MS (Tribunal de Justiça) o investimento no sistema de eletrônico, que necessita de melhorias. Desde que foi implantado, o sistema apresentou instabilidade e trouxe transtornos à advocacia, com processos “sumindo” e o peticionamento eletrônico funcionando de modo falho.
Por isso, semanalmente a Seccional se reúne com a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal a fim de levar reclamações dos advocados e cobrar solução para as instabilidades no Sistema Eletrônico do Tribunal, o e-Saj.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.