A assentada Ana Aparecida Goldoni de Castro, 44 anos, que esteve internada desde o último dia 16 no Hospital Regional de morreu na noite de quinta-feira (19), com a gripe A (H1N1), mas o fato só foi divulgado agora.

A assentada Ana Aparecida Goldoni de Castro, 44 anos, moradora no lote 72 da comunidade Tacuru – Grupo da CUT – Assentamento Itamarati I, foi internada no dia 16 no Hospital Regional de Ponta Porã com suspeitas de pneumonia. Depois de medicada a paciente teve uma melhora acentuada e poderia receber alta já no dia 18. Familiares acreditam que a paciente tenha sido contaminada com o vírus influenza (H1N1) no próprio hospital.

Segundo os familiares, a saúde de Ana Aparecida teria piorado no dia 18. A família solicitou um exame para confirmar a suspeita de contaminação com o vírus influenza (H1N1). Como o Hospital Regional de Ponta Porã não dispunha desse tipo de exame com resultado imediato, familiares mandaram fazer o exame em outro laboratório com recursos próprios. Os resultados do exame teriam confirmado tratar-se de gripe A.

Ainda de acordo com as declarações dos familiares, até a descoberta da contaminação, Ana Aparecida estava internada junto com outros pacientes em uma enfermaria. Depois que resultado do exame confirmou se tratar da gripe A, a paciente foi transferida para um quarto isolado.

Na quinta-feira (19), já com a saúde bastante debilitada, Ana Aparecida seria transferida para Dourados. Ainda houve uma tentativa de intubação para o prosseguimento da viagem, porém Ana Aparecida não suportou e veio a falecer mesmo antes de ser transferida.

Vacinação

O controle da Influenza no Assentamento Itamarati acontece todas as quartas-feiras, e foi direcionada primeiramente aos grupos considerados de maior vulnerabilidade: idosos, crianças, trabalhadores da área saúde, gestantes. Já a partir desta semana, a vacina estará disponível para toda a população de assentados.

A principal intervenção preventiva em saúde pública é a vacinação, que contribui para prevenção da gripe, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

Sintomas e cuidados

A gripe se caracteriza pelo surgimento simultâneo de febre e tosse ou dor de garganta, somados a dor de cabeça, dor muscular ou nas articulações.

Lavar as mãos várias vezes ao dia, usar lenço descartável ao tossir e espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados são algumas das formas de evitar a transmissão da doença.