Ministro: “espero que não se faça uso eleitoral do mensalão”
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse esperar que o julgamento de José Dirceu e José Genoino como réus no processo do mensalão não seja usado para uso eleitoral. Segundo o ministro, a criminalização da política “desmobiliza a consciência política”. “Não vou falar desse tema (julgamento do mensalão), vamos esperar. Só […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse esperar que o julgamento de José Dirceu e José Genoino como réus no processo do mensalão não seja usado para uso eleitoral. Segundo o ministro, a criminalização da política “desmobiliza a consciência política”. “Não vou falar desse tema (julgamento do mensalão), vamos esperar. Só espero que não se faça uso eleitoral desse caso”, disse o ministro.
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma amanhã o julgamento que analisa a atuação do chamado núcleo político do esquema. No momento, o placar é de três votos a um pela condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino por corrupção ativa.
“Toda vez que você criminaliza a política e acha que ganha com isso, você leva a um processo de desmobilização da consciência política”, analisou o ministro. Para Gilberto, “táticas destrutivas têm se mostrado pouco eficientes”.
O ministro ponderou que houve algum impacto a “superexposição” do julgamento no primeiro turno das eleições, mas disse que é difícil quantificar os efeitos. “É muito difícil agora ter opinião formada sobre isso. Cidades do interior, mais conservadoras, e teve seu efeito nas capitais também”.
Gilberto Carvalho comemorou, mais cedo, o fato de o PT ter crescido nas eleições municipais mesmo “sob saraivada do mensalão”. O balanço oficial da legenda foi apresentado em coletiva nesta tarde pelo presidente nacional, Rui Falcão.
Notícias mais lidas agora
- Mãe de suspeito que fugiu da PM em bairro de Campo Grande é presa ao ameaçar militares
- ‘Brasil vive uma epidemia de processos judiciais’, diz Barroso durante evento em Campo Grande
- ‘Querem tirar o pouco lazer do trabalhador’: público repudia operação que fechou bares da 14
- VÍDEO: Seringueira centenária cai, atinge 5 carros, duas casas e interdita rua
Últimas Notícias
Familiares procuram por Maria Eduarda que desapareceu no Aero Rancho
Ela está com uma camiseta branca (logo da Vivo/Itaú) e calça jeans azul claro
Superávit primário atinge segundo maior valor da história para outubro
O valor representa aumento real (acima da inflação) de 114,9%
Conferência Municipal do Meio Ambiente de Campo Grande está com inscrições abertas
A etapa municipal também elegerá pessoas delegadas para a Conferência
Plano busca promover a igualdade racial na administração pública
O plano foi construído a partir de 400 contribuições de movimentos sociais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.