Ministro do Esporte diz que foi convidado por Blatter para fazer parte do COL

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, revelou, na noite desta quinta-feira, que foi convidado pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, para fazer parte do COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo de 2014. Rebelo, porém, recusou o convite, indicando para a vaga o secretário executivo da pasta, Luis Fernandes. Cientista político ligado ao PC […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, revelou, na noite desta quinta-feira, que foi convidado pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, para fazer parte do COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo de 2014. Rebelo, porém, recusou o convite, indicando para a vaga o secretário executivo da pasta, Luis Fernandes.

Cientista político ligado ao PC do B, ele é o braço direito do ministro Rebelo. Fernandes também é vascaíno atuante e já trabalhou junto com o ex-presidente do clube Eurico Miranda. Durante o mandato de Eurico, Fernandes foi vice-presidente de Relações Especializadas do Vasco. O representante do governo no COL também é Grande Benemérito do clube.

No evento desta quinta-feira, que discutiu a preparação do Brasil para o Mundial, na faculdade Uninove, zona sul de São Paulo, Aldo disse ainda que o governo brasileiro nunca teve a intenção de interferir nas decisões do COL e, por isso, não pediu para integrar o comitê. “O convite partiu da Fifa, e nós aceitamos porque consideramos conveniente unir esforços com todos os entes que estão compromissados com a organização da Copa no Brasil”.

Para o ministro, a Copa de 2014 é um evento privado, mas que se relaciona com os interesses nacionais, o que justificaria a participação do governo brasileiro no COL, ainda que não tenha sido esta a prática comum nas organizações de copas anteriores. “Não estamos promovendo nenhuma situação de autoridade dentro do comitê organizador. A Copa envolve interesses privados e públicos. Não planejamos nunca integrar o COL, a própria vida nos levou a isso”, disse Rebelo.

Assim, Luís Fernandes se juntou aos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto e ao mandatário da CBF, José Maria Marin, no conselho administrativo do COL. Até a indicação do membro do governo, todos os diretores e conselheiros do órgão eram ligados ao ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que também presidiu o comitê.

 

Conteúdos relacionados