O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, confirmou hoje (20) que o secretário de Educação Básica, Cesar Callegari, vai deixar a pasta até o final do ano e afirmou que anunciará o substituto assim que confirmar o nome.

De acordo com o ministro, Callegari alegou problemas pessoais para retornar a São Paulo. O secretário está no cargo desde fevereiro. Ele é sociólogo e foi membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e secretário municipal da Educação de Taboão da Serra, na Grande São Paulo.

“Ele [Cesar Callegari] não tem pressa. Ele pediu: ‘Olha, eu preciso voltar até o final do ano’. Porque ele vai reassumir as aulas no Sesi [Serviço Social da Indústria]. Ele é funcionário do Sesi e as atividades profissionais dele começam no ano que vem. Até o final de dezembro ele está disponível para concluir a gestão”, disse Mercadante.

A declaração de Aloizio Mercadante sobre a saída de Callegari ocorreu após dar posse ao novo reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Marques Camargo. O reitor vai ser responsável por administrar uma estrutura de quatro campi, 34.738 alunos em 96 cursos, além de 10.658 trabalhadores, entre professores, servidores técnico-administrativos e demais funcionários.