Megaoperação para o Enem inicia com interiorização das provas
Nesta manhã de quinta-feira (1), por volta das 6h, iniciou a Operação I com a interiorização das provas do Enem (Nacional do Ensino Médio). Os malotes com cadernos guarnecidos no 18° Batalhão Logístico começaram a ser distribuídos com escolta policial, pela Empresa de Correios e Telégrafos para os 40 municípios do interior de Mato Grosso […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta manhã de quinta-feira (1), por volta das 6h, iniciou a Operação I com a interiorização das provas do Enem (Nacional do Ensino Médio). Os malotes com cadernos guarnecidos no 18° Batalhão Logístico começaram a ser distribuídos com escolta policial, pela Empresa de Correios e Telégrafos para os 40 municípios do interior de Mato Grosso do Sul, que irão realizar o exame neste sábado e domingo (3,4).
De acordo com o Coordenador Operacional, Tenente Coronel da Polícia Militar, Carlos Hudmax Evangelista Ortiz, a importância desta Megaoperação é oferecer suporte para garantir segurança em nível elevado e estabelecer o sigilo absoluto do sistema, para que os malotes não sofram nenhum tipo de intervenção ou adulteração.
Ao longo desta quinta-feira, cidades do interior do estado estarão recebendo os malotes. No dia do exame será feita a Operação II, quando haverá entrega escoltada das provas que estão nos Correios, até os locais de aplicação.
No fim de semana, além da escolta dos Policiais Militares no trajeto dos malotes até locais de prova, também serão disponibilizadas guarnições para permanecer durante todo o dia em cada unidade, sendo um policial no período da manhã e dois à tarde.
A Megaoperação termina apenas na segunda-feira (5), com a Operação Reversa, já que é o retorno dos cartões de provas para Osasco/SP e posteriormente, Brasília. “Fora a eleição, este é o segundo maior processo de democratização do país. O Enem tem o objetivo de igualar o acesso dos estudantes nas universidade, além de avaliar o ensino médio no Brasil”, destacou o Tenente Coronel Ortiz.
Processo
Toda a operação integra vários atores, desde a gráfica, o Ministério da Educação, da Justiça, da Defesa, as Secretarias de Segurança Pública de todos os Estados, e Instituições Civis, como a UNB (Universidade de Brasília) e Cesgranrio.
O sistema de segurança montado inicia a partir da impressão, na gráfica, em Osasco/SP. Em seguida, os malotes são levados para serem armazenados no 4° Batalhão de Infantaria Leve e distribuídos para todo o Brasil. Todo o processo logístico é escoltado pela Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Federal ou pela aeronáutica.
Em todo o País, 6,5 milhões de pessoas estão inscritas para fazer o Enem. São mais de 4,5 mil malotes, com 13 milhões de cadernos de prova. Cerca de 1200 homens e mulheres da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul foram disponibilizados para garantir a lisura do sistema aqui no estado.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.