Considerado o maior galo do mundo a raça Índio gigante chegou em Campo Grande e  já se destaca em meio aos estandes da Expogrande devido ao seu porte diferenciado dos demais galináceos. Estes animais são criados na fazenda Califórnia situada no município de Camaragibe/PE a 19 km de Recife, a raça é resultado de cruzamentos de raças puras, o animal é totalmente orgânico sem uso de injetáveis ou hormônios. A ave alcança mais de 1 metro de altura e os machos adultos podem chegar a pesar 6 kg.

Índio gigante é muito procurado por que possui massa muscular avantajada, resistência e rusticidade além da carne saborosa, com tantas atribuições o animal não é destinado para o corte, mas para o melhoramento genético do plantel,  desta maneira ele acrescenta  na produção maior ganho de peso e aumento de carcaça.

A empresa Pernambucana de criação de aves participa pela primeira vez na Expogrande,  o objetivo da fazenda Califórnia é  atender a demanda vinda do Mato Grosso do Sul, encurtar a distância com os demais clientes e divulgar o trabalho realizado com as aves ornamentais e utilitárias.

Os diferenciais do índio gigante não param apenas nas suas características físicas, mas também atingem o seu preço, o animal adulto custa em média 3 mil reais e os pintos de 40 dias tem preços em torno de 39 reais,  o investimento pode parecer alto mas segundo os criadores das aves o retorno é garantido.

 “Os cruzamentos com este galo chega a tirar um 1 kg de gordura de uma galinha caipira, vale a pena adquirir um exemplar, porque nunca é tarde para começar com um produto novo” afirma a funcionária Neide, gerente de criação da Fazenda Califórnia.