Apontado pela revista americana “Forbes” como o homem mais rico do mundo, o magnata mexicano Carlos Slim entrou nesta quinta-feira como acionista da YPF, adquirindo 8,4% das ações da companhia petrolífera controlada pelo Estado argentino.

A YPF disse em uma nota enviada à Bolsa de Buenos Aires que o grupo financeiro mexicano Inbursa, pertencente ao multimilionário, adquiriu uma participação de 6,59% na maior produtora de hidrocarbonetos da Argentina.

Além disso, uma sociedade relacionada ao grupo Inbursa, a Imobiliária Carso, ficou com 1,77% das ações da petrolífera.

“Com a operação, Slim inicia um investimento de longo prazo em uma das empresas mais destacadas do setor de petróleo e gás na América Latina”, afirmou a YPF em nota distribuída à imprensa.

Em reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira com o presidente da petrolífera, Miguel Galuccio, integrantes do grupo comprador lhe manifestaram que veem na YPF como “uma companhia sólida e com um bom potencial de crescimento”.

Por sua vez, Galuccio disse que a incorporação do empresário mexicano ao pacote acionário da empresa é importante e “um claro sinal” do mercado financeiro internacional.

“A contribuição de Slim é muito importante porque ele é um conhecedor e protagonista do mercado de petróleo internacional. Além disso, com a incorporação, Slim demonstra confiança na Argentina e no novo projeto da companhia”, comentou o presidente da YPF.

No último dia 5, a petrolífera argentina anunciou que planeja investir cerca de US$ 7 bilhões anuais de 2013 a 2017 com o objetivo de aumentar as reservas e a produção de combustíveis.