Geral

Mac: novo vírus é mais perigoso que trojan que atingiu 600 mil

A Kasperky anunciou nesta segunda-feira um novo malware voltado para usuários de Mac com grande potencial de infecção: o SabPub. Segundo a fabricante de antivírus, ao contrário do Flashback, que sequestra o tráfego de buscas e redireciona o usuário para servidores próprios com anúncios e infectou mais de 600 mil usuários, o SabPub é um […]

Arquivo Publicado em 16/04/2012, às 21h29

None

A Kasperky anunciou nesta segunda-feira um novo malware voltado para usuários de Mac com grande potencial de infecção: o SabPub. Segundo a fabricante de antivírus, ao contrário do Flashback, que sequestra o tráfego de buscas e redireciona o usuário para servidores próprios com anúncios e infectou mais de 600 mil usuários, o SabPub é um trojan clássico, que pode abrir o sistema completo das vítimas para os atacantes. As informações são do site Mashable.


Para a Kaspersky, mesmo que o número de usuários infectados seja relativamente baixo, esse novo malware pode ser ainda mais perigoso que o Flahsback. “Em fevereiro, o SabPub estava explorando uma vulnerabilidade do Microsoft Word, que foi corrigida há muito tempo. A última versão do SabPub usa uma vulnerabilidade do Java para espalhar a infecção de forma mais eficaz, porque o Java é entregue através de uma unidade por download, que ocorre quando as pessoas clicam em URLs com malware por e-mail”, afirma a fabricante de antivírus.


Segundo a empresa de segurança, o SabPub parece estar sendo usado para infectar uma lista específica de alvos, que não parece ser muito grande. A Kasperky afirma também que, embora os usuários de Mac pensem que estão a salvo de vírus, antes de 2012 havia cerca de 300 variantes de malware para Mac detectados. Somente nos últimos três meses, no entanto, mais de 70 identificados.


A Kaspersky alerta aos usuários para manterem o sistema da Apple com a versão mais recente da atualização de segurança do Mac.

Jornal Midiamax