Ex-campeão dos meio-pesados do UFC, Lyoto Machida veio a público explicar sua recusa em enfrentar Jon Jones, como chegou a ser oficializado pela organização na quinta-feira. Em nota oficial, ele afirmou que o prazo dado para sua preparação não seria suficiente para estar pronto para enfrentar o atual dono do cinturão. Apesar disso, reafirmou a vontade de enfrentar Jones e sugeriu que este duelo ocorra no UFC Rio 3, em outubro.

“Lyoto manifesta que realizar a disputa em menos de quatro semanas é um prazo inviável do ponto de vista de preparação física”, diz o comunicado. “O atleta brasileiro deseja lutar com Jon Jones. Porém, Lyoto acredita que a luta poderia acontecer no Brasil, durante o UFC Rio, no dia 13 de outubro próximo.”

O UFC 151 sofreu uma enorme reviravolta na quinta-feira, com seu cancelamento devido a uma lesão do rival original de Jones, Dan Henderson. Chael Sonnen chegou a ser oferecido para lutar com o campeão, que recusou a luta. Com isso, todo o evento foi suspenso e foi anunciado que o novo UFC 151, em 22 de setembro, teria Jon Jones contra Lyoto Machida.

No entanto, na madrugada desta sexta-feira uma nova surpresa ocorreu, com a recusa de Lyoto Machida.

“Quero servir ao UFC e quero retomar o cinturão. Sempre respeito meus adversários. Por estas razões, devo me preparar da forma como acredito”, afirmou Lyoto, na nota divulgada desta sexta.

Apesar do lobby do ex-campeão para enfrentar Jones no UFC Rio, a organização já confirmou Vitor Belfort como novo rival do norte-americano. O carioca, da categoria médio, não luta como meio-pesado desde 2007, mas aceitou o desafio: “Todos os desafiantes da categoria não quiseram lutar com ele. Bom, como um bom brasileiro eu não fujo da luta, não vou deixar os fãs sem um belo espetáculo.”