Será lançado na próxima terça-feira (19), o livro “Deus te salve João Batista! Uma contribuição sobre o Banho de São João de Corumbá”, de autoria da corumbaense Hélènemarie Dias Fernandes, mestre em Desenvolvimento Local.

O projeto literário de registros e de multimídia é uma importante contribuição para a conservação da memória coletiva e reconhecimento de uma das maiores manifestações populares do Brasil, com ocorrência única em Corumbá pelo sincretismo que envolve as pessoas e o fato do batismo do santo nas águas do Rio Paraguai.

A obra é destinada gratuitamente às escolas de Corumbá e Ladário, universidades, lideranças das comunidades festeiras, órgãos públicos e ainda aos espaços culturais de Mato Grosso do Sul.

O livro enriquecido com imagens desse universo místico acompanhará de um DVD multimídia, em português, inglês e espanhol, legendado e com interpretação de libras para promover acessibilidade. O documento apresenta depoimentos e mapeamento dos festeiros, em média de 100, e registro de vídeo de histórias de vida e ritual da descida dos andores.

Outra ferramenta a ser disponibilidade é a página na Internet (www.marrieconsultoria.com.br), também em português, espanhol e inglês. Os internautas terão acesso às informações sobre o livro e poderão postar comentários e histórias que tenham vivenciado em relação à festa de São João de Corumbá. O site entra no ar no próximo dia 20.

A publicação recebeu o patrocinado pela Vale e Governo do Estado, por meio do Fundo de Investimento Cultural (FIC)

Apóio cultural

Hélénemarie Dias lançou seu primeiro livro – A (re)territorialização do Patrimônio Cultural Tombado do Porto Geral de Corumbá no Contexto do Desenvolvimento Social -, em 2010. Focou a transformação da área portuária em espaço de todos e convidou o corumbaense a se apropriar dela, buscando sua própria identidade.

A primeira parte do novo projeto contou com o financiamento do FIC e, posteriormente, foi firmando um contrato de patrocínio com a mineradora Vale para a publicação do livro, DVD e Site. Presente no desenvolvimento da região, a Vale apóia e valoriza iniciativas que buscam estimular a compreensão da raiz cultural pantaneira.

A obra, segundo a autora, coloca o fomento do evento no porto geral da cidade em segundo plano para revelar in loco a pureza de fé, a crença, alegria e superstição que se passam nas casas dos festeiros, durante todo o ano, culminando com o “batismo” do santo nas águas do Rio Paraguai, entre os dias 23 e 24 de junho.

Em janeiro de 2010, o governo do Estado reconheceu oficialmente o Banho de São João de Corumbá como patrimônio imaterial histórico e cultural, registrado no Livro das Celebrações. O próximo passo é o tombamento nacional, que está sendo analisado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

“Deus te salve João Batista! Uma contribuição sobre o Banho de São João de Corumbá”o livro será lançado às 19h30 do dia 19, no Centro de Convenções do Pantanal, situado no porto geral de Corumbá.