Geral

Ladrões levam obras de Picasso, Mondrian e Caccia de galeria de arte de Atenas

Um quadro do artista espanhol Pablo Picasso, uma obra do pintor holandês Piet Mondrian e um desenho italiano do século 17, de Guglielmo Caccia, foram roubados hoje (9) de madrugada, da Galeria Nacional de Arte de Atenas, na Grécia, conforme anunciou a polícia local. De acordo com as autoridades policiais, o quadro Cabeça de Mulher […]

Arquivo Publicado em 09/01/2012, às 18h43

None

Um quadro do artista espanhol Pablo Picasso, uma obra do pintor holandês Piet Mondrian e um desenho italiano do século 17, de Guglielmo Caccia, foram roubados hoje (9) de madrugada, da Galeria Nacional de Arte de Atenas, na Grécia, conforme anunciou a polícia local.


De acordo com as autoridades policiais, o quadro Cabeça de Mulher (1939), de Picasso, tem 56 centímetros de altura e 40 centímetros de largura. Já a obra do holandês Mondrian intitula-se Moinho e é de 1905. O desenho levado da galeria era de autoria do artista italiano Guglielmo Caccia e representava o êxtase de um santo.


A polícia informou ainda que o roubo levou apenas sete minutos. Os ladrões aproveitaram-se do fato de o prédio não ter vigilância suficiente. Um guarda da galeria disse à polícia que o alarme antirroubo foi acionado pouco antes das 5h. Em seguida, ele viu a silhueta de uma pessoa que saía rapidamente do edifício.


A galeria, situada no centro de Atenas, pretendia fechar as portas durante algum tempo após o encerramento da exposição para fazer uma reforma no edifício. O acervo da entidade, parte em exposição permanente, é composto por uma coleção de arte grega pós-bizantina e uma pequena coleção de obras do período do Renascimento, entre elas pinturas de El Greco.


Jornal Midiamax