Ex-presidente do CDDH (Centro de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos) “Marçal de Souza Tupã-I” (1988-1997), o deputado estadual Pedro Kemp (PT) defendeu nesta terça-feira (11/9) uma intervenção para proporcionar segurança à área indígena Arroyo Corá, nas fazendas Shekinah e Campina, em Paranhos (região Sul do Estado, divisa com o Paraguai).

A área foi ontem palco de um novo conflito entre pistoleiros e indígenas da etnia Guarani Kaiowá. “O conflito está acontecendo e a cada dia aumenta mais a insegurança”, disse o parlamentar.

Kemp contou que uma comissão do governo federal virá a Mato Grosso do Sul, talvez ainda em setembro, para debater soluções e evitar que os conflitos continuem acontecendo.

O deputado Zé Teixeira (DEM) também defende que seja tomada uma medida séria, que resolva a situação. Representante da classe ruralista, ele afirmou ainda que os indígenas precisam respeitar a Constituição e não invadir as propriedades particulares. “Tem que dar um basta a essas invasões”, ressaltou.

O confronto – Segundo o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), cerca de 30 homens armados sitiaram o acampamento indígena, destruíram os barracos e roubaram os pertences das famílias desabrigadas.

Esse ataque foi o segundo em menos de duas semanas no mesmo local, e o quarto desde a ocupação (ou invasão) dos indígenas, no dia 16 de agosto. Em um dos conflitos, um acidente levou um bebê à morte. Outro guarani kaiowá permanece desaparecido.