A juíza da 52ª zona eleitoral, Liliana de Oliveira Monteiro, julgou mandado de segurança e validou a participação do PSB na coligação “Juntos Por ”, comandada por Hélio Peluffo Filho (PSDB). O partido também figurava na coligação “Ponta Porã Pode Mais”, do vereador Ludimar Novais (PPS).

A dupla participação do PSB chegou a atrasar a liberação das candidaturas a prefeito. “A decisão reflete diretamente no julgamento das candidaturas, daí a necessidade de resolver o caso antes de emitir parecer”, explicou Liliana. Resolvido o impasse, ela anunciou, na terça-feira (7), dois dias após o prazo final, o deferimento das três candidaturas em Ponta Porã.

“Validei a comissão executiva presidida por Marcelino Nunes (PSB)”, informou a juíza. Dessa forma, Ludimar perdeu o apoio do PSB e os candidatos a vereador pelo partido na chapa proporcional, comandada pelo PPS, tiveram os registros indeferidos.

Ficha Limpa

No caso do candidato a prefeito pelo PR, Álvaro Soares, foi apresentado pedido de impugnação com base na Lei da Ficha Limpa. “Não vi causa de inegibilidade por não ter condenação em colegiado como estabelece a lei”, explicou Liliana, após anunciar o deferimento da candidatura do ex-prefeito de Ponta Porã.