Jornalista denuncia “ataque” após eleição em Aquidauana
Desde 1990 atuando como jornalista investigativo na fronteira Brasil-Bolívia, o radialista Armando de Amorim Anache tem denunciado a corrupção na política e o tráfico de drogas. Devido às denúncias, que tiveram destaque nacional e internacional, Armando sofreu agressões e ameaça de morte. A última ocorreu nestas eleições municipais. Morador do município de Aquidauana, Armando ex…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Desde 1990 atuando como jornalista investigativo na fronteira Brasil-Bolívia, o radialista Armando de Amorim Anache tem denunciado a corrupção na política e o tráfico de drogas. Devido às denúncias, que tiveram destaque nacional e internacional, Armando sofreu agressões e ameaça de morte. A última ocorreu nestas eleições municipais.
Morador do município de Aquidauana, Armando exerce a profissão de radialista. Nestas eleições, no dia 7 de outubro quando saiu o resultado da votação, a casa de Armando, assim como sua família foram “atacados”.
“Depois do resultado da eleição, um carro parou em frente à minha casa e as pessoas que estavam nele soltaram rojões e bombas contra a varanda da casa e da rádio”, destacou. Anache é dono da rádio Independente e do Portal de Notícias na Internet, Pantanal News.
Segundo ele, as pessoas que estavam no carro modelo Gol, quatro portas, placas HTQ-9597, de cor prata, eram ligadas ao prefeito reeleito Fauzi Suleiman (PMDB). “Estavam a minha vizinha de muro, que é funcionária do gabinete do prefeito, Tania M. Ferrari e a mãe do prefeito, Zaquia Suleiman”, informou.
Armando disse que havia mais duas pessoas acompanhando as mulheres e que estes também soltavam bombas e rojões contra a casa dele e o Trio Elétrico Jacaré Independente do Pantanal que também é da sua propriedade. Após, “de forma infrutífera”, tentar conter os ataques, o radialista chamou a polícia.
“Liguei para o 190 e para minha surpresa os policiais informaram que nada poderiam fazer. Eles disseram que não viram e não ouviram nada e, por isto, não poderiam agir”, lembrou. “Ponderei que, em um assalto a banco, a Polícia Militar também não vê, mas nem por isso deixam de fazer a busca, a perseguição dos mesmos, que estão em estado de flagrante”, analisou.
Sobre o ataque, Armando acredita que seja em decorrência das denúncias que sempre fez como jornalista. “Exerço as profissões de jornalista e radialista, de forma independente. Não sou relações-públicas de quaisquer autoridades constituídas. Informo os fatos que acontecem. Não sou eu quem produz esses mesmos fatos”, ressaltou.
Anache apontou em seus meios de comunicação, processos e supostas irregularidades administrativas contra o prefeito reeleito. “Fauzi Suleiman foi denunciado dezenas de vezes pelo Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul e tem dezenas de processos tramitando contra ele na Justiça. Eu só fiz apontar o que documentos oficiais atestam”.
Por causa do acontecimento, Anache procurou o Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul, para relatar todo o ocorrido e solicitar providências legais. “Que fatos como este não se repitam nesta Comarca e que essas pessoas, ligadas ao prefeito Fauzi, fiquem sabendo que as Leis existem e devem ser respeitadas”, avisou.
“Sou apenas um jornalista e radialista. Desejo somente as garantias do Estado Democrático de Direito, para poder exercer o meu ofício em paz”, pediu Anache. Ele também solicitou apoio de todos os jornalistas, inclusive da ABI (Associação Brasileira de Imprensa).
Em nota, Anache citou um trecho de Rui Barbosa: “A imprensa é a vista da nação. Por ela é que a nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que ameaça.”
Notícias mais lidas agora
- Médica conta em julgamento que mãe não olhou para Sophia ao saber da morte e questiona reação
- Psicólogo constatou que mãe de Sophia teria Síndrome de Estocolmo após três sessões com a ré
- Ainda dá tempo: Negociação desconto do Refis termina na próxima sexta-feira
- Operação prende ladrões de shopping que roubaram R$ 600 mil de joalheria de Campo Grande
Últimas Notícias
Judiciário implementa sistema Painel de Autocorreição em MS
O sistema também indica se as metas estão sendo cumpridas
Funtrab disponibiliza 1.062 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
1.062 vagas de emprego nesta quinta
Senado retira de pauta projeto que legalizaria bingos e cassinos
Depois de parlamentares discursarem de forma contrária ao requerimento de urgência
Vitória e Grêmio empatam em duelo direto na busca por vaga na Sul-Americana
Pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.