IPCA sobe em agosto por alimentos e eleva alta em 12 meses
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,41 por cento em agosto, impulsionado pelos preços dos alimentos, e afastou a inflação anual ainda mais do centro da meta do governo, reforçando a expectativa de que o ciclo de redução da taxa de juros está chegando ao fim. A variação do IPCA foi […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,41 por cento em agosto, impulsionado pelos preços dos alimentos, e afastou a inflação anual ainda mais do centro da meta do governo, reforçando a expectativa de que o ciclo de redução da taxa de juros está chegando ao fim.
A variação do IPCA foi a mais alta para o mês de agosto desde 2007, quando chegou a 0,47 por cento, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. Mas ficou abaixo da inflação registrada em julho, de 0,43 por cento, e dentro das estimativas do mercado.
No acumulado de 12 meses até agosto, o IPCA acelerou para 5,24 por cento, ante 5,20 por cento até julho.
Essa é a maior alta nesta comparação desde março deste ano, quando o índice também atingiu 5,24 por cento, e mostra a inflação se afastando do centro da meta de 4,5 por cento perseguida pelo Banco Central.
“Não foi um resultado pequeno e os problemas dos alimentos continuam existindo”, afirmou a economia do IBGE Eulina Nunes dos Santos. “Com as taxas de julho e agosto deste ano acima das do anos passado, o IPCA em 12 meses mudou de direção.”
O cenário de inflação longe do centro da meta reforça a expectativa de que o Banco Central está se aproximando do fim do ciclo de redução da taxa juros, atualmente em 7,5 por cento.
“A inflação deve terminar o ano significativamente acima do centro da meta. Talvez por isso que o BC já indicou que o ciclo de queda de juros provavelmente tenha terminado, uma vez que o cenário de inflação está se deteriorando”, disse o estrategista-chefe do banco WestLB, Luciano Rostagno.
Após promover o nono corte seguido dos juros, o Comitê de Política Monetária deixou claro, na reunião de agosto, que, se houver espaço para um novo corte, ele será feito com “máxima parcimônia”.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.