Inundações deixam danos e milhares de desabrigados no Paraguai
Militares paraguaios retiravam nesta sexta-feira centenas de famílias afetadas pelas inundações na região do Chaco, em um dos piores desastres naturais dos últimos anos que deixará perdas milionárias para a pecuária e a indústria de laticínios. Além das chuvas intensas registradas nas últimas duas semanas, a construção de diques em propriedades privadas tem impedido o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Militares paraguaios retiravam nesta sexta-feira centenas de famílias afetadas pelas inundações na região do Chaco, em um dos piores desastres naturais dos últimos anos que deixará perdas milionárias para a pecuária e a indústria de laticínios.
Além das chuvas intensas registradas nas últimas duas semanas, a construção de diques em propriedades privadas tem impedido o escoamento da água e agentes das Forças Armadas começaram a dinamitar essas obras em cumprimento a uma ordem judicial.
A Secretaria de Emergência Nacional afirmou que seis pessoas morreram por falta de assistência médica, entre elas um bebê de três meses. O órgão retirou milhares de famílias que ficaram isoladas, sem alimentos, água potável, nem serviços básicos.
“Até agora há 11 mil famílias afetadas em todo o Chaco, inundadas ou isoladas. Muitas dessas comunidades são indígenas (…) ontem (quinta-feira) resgatamos um casal de idosos que estava sobre o telhado de sua casa”, disse a titular da secretaria, Gladys Cardozo, citada pelo jornal ABC Digital.
O Congresso declarou emergência em três departamentos (Estados) do Chaco, que ocupam a chamada Região Ocidental do país, e liberou fundos para dar continuidade às tarefas de resgate. O governo mobilizou centenas de funcionários e militares.
O Ministério da Saúde Pública lançou um alerta epidemiológico pela possibilidade de aparição de casos de cólera ou outras doenças vinculadas à falta de água potável e o tratamento inadequado de resíduos. “Pode haver um aumento importante de doenças infecciosas nas áreas inundadas nas próximas semanas”, advertiu a vice-ministra da Saúde, Raquel Escobar.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Elon Musk acumula fortuna e lidera lista dos mais ricos dos EUA; confira o ranking da Forbes
Musk tem fortuna estimada em R$ 2,55 trilhões
Gracyanne Barbosa se pronuncia após irmã se declarar a Belo: “Respeito”
Após irmã rasgar elogios a Belo, Gracyanne Barbosa quebra o silêncio e explica a relação entre Giovanna e o ex-marido; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.