Integrantes de CPI querem explicações sobre denúncia de fraude em licitações

Dois requerimentos protocolados por integrantes da CPI do Cachoeira pedem a convocação do presidente da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (Aneor), José Alberto Pereira Ribeiro. De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, a construtora Delta, envolvida com a organização investigada pela CPI, repassava à associação uma porcentagem dos valores que recebia […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Dois requerimentos protocolados por integrantes da CPI do Cachoeira pedem a convocação do presidente da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (Aneor), José Alberto Pereira Ribeiro. De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, a construtora Delta, envolvida com a organização investigada pela CPI, repassava à associação uma porcentagem dos valores que recebia em contratos públicos.

Os requerimentos são dos deputados Rubens Bueno (PPS-PR) e Carlos Sampaio (PSDB-SP). Para Bueno, a CPI tem de investigar as denúncias, que apontam para fraude em licitação por meio de combinação entre as empresas. O parlamentar afirmou que, caso a “caixinha” seja aberta, a comissão vai encontrar mais empreiteiras envolvidas.

Outro requerimento apresentado nesta semana por Carlos Sampaio pede a convocação do engenheiro Martiniano Cavalcante, que teria recebido dinheiro da Adécio & Rafael, empresa apontada como “laranja” do grupo de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Segundo Martiniano, os R$ 200 mil recebidos foram um empréstimo, já pago após pressão da mulher de Cachoeira, Andressa Mendonça. Martiniano, que era presidente do diretório regional do PPS em Goiás, foi afastado pelo partido.

Também foram protocolados nesta semana 16 requerimentos do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) para a quebra de sigilo bancário de empresas que teriam recebido dinheiro da Delta. O senador também quer a convocação das sócias de duas empresas apontadas como de fachada da organização e de um contador.

Com os novos requerimentos, já são 503 os pedidos a serem apreciados na volta dos trabalhos da CPI, prevista para depois das eleições.

Conteúdos relacionados