Geral

Indicados ao Oscar 2012 serão anunciados nesta terça-feira

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciará nesta terça-feira (24), a partir das 11h30 (horário de Brasília), os indicados ao Oscar 2012, num ano em que o principal destaque deve ser um filme francês, mudo e em preto e branco. “O Artista”, uma homenagem à história do cinema que vem chamando a […]

Arquivo Publicado em 24/01/2012, às 12h52

None

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciará nesta terça-feira (24), a partir das 11h30 (horário de Brasília), os indicados ao Oscar 2012, num ano em que o principal destaque deve ser um filme francês, mudo e em preto e branco.


“O Artista”, uma homenagem à história do cinema que vem chamando a atenção desde o Festival de Cannes, é o provável campeão de indicações e sério concorrente nas categorias principais, em especial melhor filme, diretor (Michel Hazanavicius), roteiro e ator (Jean Dujardin). Sua vitória na festa do Sindicato dos Produtores, no último final de semana, e em outras premiações da temporada só comprovam seu favoritismo.


Entre os norte-americanos, tem maiores chances “Os Descendentes” e “Histórias Cruzadas”. O primeiro, um drama situado no Havaí, com George Clooney no papel principal, enquanto o outro, baseado num best-seller nos Estados Unidos, traça um comentário sobre o avanço dos direitos raciais no país, que caiu nas graças do público.


“Os Descendentes” ganhou o Globo de Ouro de melhor filme dramático e melhor ator (Clooney), categorias nas quais segue como forte candidato, assim como a melhor diretor (Alexander Payne) e roteiro adaptado. Já “Histórias Cruzadas”, além de melhor filme, vai disputar as estatuetas de melhor atriz (Viola Davis) e melhor atriz coadjuvante (Octavia Spencer, a favorita).


O anúncio dos indicados será realizado no Samuel Goldwyn Theater, em Los Angeles, e estará a cargo do presidente da Academia, Tom Sherak, e da atriz Jennifer Lawrence, indicada ao Oscar por “Inverno da Alma” e estrela de “Jogos Vorazes”.


Os possíveis indicados


Pelo terceiro ano, o Oscar terá dez candidatos a melhor filme, mas não será tão simples assim. Há uma nova alteração na regra: na verdade, a categoria poderá ter entre cinco e dez concorrentes, já que só serão indicados os filmes que conseguirem ao menos 5% de votos como primeira opção dos sócios da Academia – o órgão utiliza o sistema preferencial para chegar aos finalistas, no qual os votantes enumeram seus filmes favoritos de 1 a 10 (entenda o processo aqui).


Na categoria de melhor diretor, o Oscar deve ficar entre Michel Hazanavicius, Alexander Payne e Martin Scorsese, que surpreendeu no Globo de Ouro com a vitória por “A Invenção de Hugo Cabret”. Os azarões são Woody Allen (“Meia-Noite em Paris”) e David Fincher (“Os Homens que Não Amavam as Mulheres”).


Dujardin e Clooney lideram a disputa pela estatueta de melhor ator, mesmo com Brad Pitt (“O Homem Que Mudou o Jogo”) e Leonardo DiCaprio (“J. Edgar”) buscando um lugar na disputa, com o mexicano Demián Bichir (“A Better Life”), indicado ao Sindicato dos Atores, correndo por fora.


Em relação ao prêmio de melhor atriz, Meryl Streep (“A Dama de Ferro”) se sobressai sobre suas concorrentes, entre elas Glenn Close (“Albert Nobbs”) e Viola Davis (“Histórias Cruzadas”). Entre os coadjuvantes, dificilmente a estatueta não será entregue a Christopher Plummer (“Toda Forma de Amor”) e Octavia Spencer (“História Cruzadas”).


A disputa de melhor roteiro original deverá ficar entre Woody Allen (“Meia-Noite em Paris”) e Hazanavicius (“O Artista”). Já em roteiro adaptado, a briga deve ser feia entre “Os Descendentes”, “Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, “Histórias Cruzadas”, “A Invenção de Hugo Cabret” e “O Homem que Mudou o Jogo” (de Aaron Sorkin, ganhador ano passado com “A Rede Social”), os prováveis indicados.


A cerimônia do Oscar 2012, que chega a sua 84ª edição, será realizada no dia 26 de fevereiro, no domingo após o Carnaval, no Kodak Theater, de Los Angeles, e contará com transmissão ao vivo em mais de 225 países.

Jornal Midiamax