O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) disponibiliza cursos para jovens que desejam se inserir no mercado de trabalho em todo o país. Aqui no Estado, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) é o responsável por ministrar os cursos oferecidos pelo Pronatec e abriu vagas em 15 municípios. No total, são 2.958 vagas destinadas a estudantes matriculados no 2º ano do ensino médio ou na 1ª fase do ensino médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com fazer para participa

Os interessados em participar da seleção devem se inscrever no site: www.pronatecms.com.br . Mas atenção, o prazo vai até o dia 1º de julho. No ato da inscrição o candidato deve informar apenas um curso que pretende fazer, é permitido apenas um curso por aluno.

O Pronatec oferece cursos profissionalizantes para que o estudante que não teve tanta oportunidade, possa concluir os estudos, ter uma profissão e estar preparado para disputar uma vaga no mercado, de igual para igual com outras pessoas.

Prova

No próximo dia 08 de julho acontece a prova de conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática, a partir das 8 horas. No site do Pronatec estão todas as informações a respeito de local, horário e data da prova.

Região Norte

Na região Norte, o município de integra a lista dos municípios com cursos disponíveis. São 40 vagas para o curso de Meio Ambiente, com 800 horas de carga horária, que serão ministradas no período vespertino. Os interessados em participar devem ficar atentos à data das inscrições.