O presidente venezuelano, Hugo Chávez, desqualificou nesta sexta-feira as especulações divulgadas na imprensa sobre sua saúde e disse que está “mais vivo do que nunca”. “Estão empenhados em dizer que eu estou morrendo, e o que estou é com mais força vital do que nunca em meus quase 58 anos de idade”, declarou Chávez a jornalistas.

O caudilho venezuelano contou que o presidente do Equador, Rafael Correa, o consultou sobre sua saúde depois de ler uma notícia divulgada no jornal espanhol ABC. “Lá, eles querem que eu morra e proclamam a minha morte”, assegurou o governante.

Na última segunda-feira, o ABC publicou um artigo baseado em “relatórios confidenciais” elaborados por informantes com acesso à equipe médica de Chávez, garantindo que a saúde do mandatário estava piorando. Além disso, o artigo assinalava que Chávez teria no máximo mais 12 meses de vida, “a menos que aceitasse um tratamento intensivo”.

Reportagem publicada por VEJA em novembro do ano passado, já informava que a saúde do caudilho estava se deteriorando rápido. “Isso é pura especulação, mas corre o mundo, é claro”, respondeu Chávez, que garante já estar curado de um tumor cancerígeno detectado em junho do ano passado.